Decoração
08/12/2011

Corredor Natalino é aberto com a chegada radical do Papai Noel

Veja mais fotos

A chegada inusitada do papai Noel marcou o início das festividades de Natal em São José dos Campos. Para acender as luzes do Corredor Natalino, o bom velhinho fez uma descida radical de rapel do prédio ao lado do Centro de Informações Integradas (COI), no centro da cidade.

Mas o papai Noel teve um problema e ficou preso numa janela. Sem demora, soldados do Corpo de Bombeiros subiram e resgataram o bom velhinho para a alegria das pessoas e, principalmente, da garotada que assistia o evento na Rua 15 de Novembro. São e salvo, o papai Noel desceu tranqüilo para o alívio das crianças e foi direto para a casinha montada em frente ao COI, cheia de “neve”.

A menina Jeniffer Nicole Ferreira de 7 anos, que estava com a família, gritava para que o bombeiro ajudasse. “O papai Noel é muito legal, ele não pode ficar preso lá”. Para ela, o presente que ia ganhar poderia já estar com o bom velhinho. “Eu pedi um mini-game”.

A moradora do centro, Vanessa Ferro, achou a idéia de o papai Noel descer de rapel muito original. “A festa está linda, as luzes incríveis e quero registrar a incrível atuação do Corpo de Bombeiros”. Para ela, a integração da população, da programação da Prefeitura e da ação do Corpo de Bombeiros foi fundamental para valorizar a festa. “Esses policiais merecem nosso respeito, pois salvam vidas e souberam mostrar isso à população resgatando o papai Noel.”

O Tenente Coronel dos Bombeiros, Ernesto Rizzetto, declarou que a parceria com a Prefeitura para o evento foi muito boa, pois além de servir para mostrar parte do trabalho realizado, a corporação pôde participar de uma festa cujo espírito é a solidariedade.

A ação, programada pela Prefeitura de São José dos Campos, começou às 20h na Praça Afonso Pena com show do maestro Chiquinho Oliveira e Trio. O repertório, recheado com músicas natalinas, agradou o público que cantou algumas canções.

Aos 71 anos, dona Albanita Fernandes disse que estava encantada com a festa. “O show musical foi maravilhoso”, comentou. Segundo ela, nunca tinha visto nada parecido na cidade. “Eu vejo que houve uma união na comunidade, sem falar da dedicação da Prefeitura em fazer algo tão bonito”.

Corredor Natalino

Neste ano, a Prefeitura aumentou em 30% a luminosidade e definição na decoração. A iluminação tem vários enfeites com LEDs. Isso gera uma economia de 50% no consumo de energia, já que o LEDs é uma iluminação fria.

Outro destaque deste ano é a instalação de iluminação “snow fall” (um adorno que causa o efeito de uma chuva de luzes) na Praça Afonso Pena e no espaço Mário Covas. A iluminação somará a potência 120.447,00 Watts.

O Corredor Natalino é realizado pela terceira vez em São José dos Campos. Ele inicia no largo da igreja São Benedito com o tradicional presépio em tamanho natural e com cascata de luz. Na entrada da Praça Afonso Pena há um portal de quase cinco metros de altura com luzes e soldados de chumbo, dando boas vindas.

Em toda extensão foram usados quase 500 bonecos de tamanho natural e várias alegorias natalinas nos quarteirões da Rua 15 de Novembro, além de refletores verdes também nas árvores das praças.

As luzes e as figuras natalinas chegam até a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, no canteiro da escola Olympio Catão e na Praça Cônego Lima. A Rua Sete de Setembro e o Mercado Municipal também foram iluminados. As Praças centrais dos distritos de São Francisco Xavier (Praça Antonio Manzi) e Eugênio de Melo (Praça Benedita Néri) também terão os ornamentos.

Natal no Parque

Com a entrega do corredor natalino, o próximo evento do papai Noel em São José dos Campos será neste domingo (11), no Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Av. Olivo Gomes, 100), em Santana.

O bom velhinho chega às 10h e fica até as 16h recebendo a criançada. A Prefeitura e o Fundo Social de Solidariedade preparam uma grande festa com brinquedos de parque de diversão, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce para a garotada. Tudo gratuito.

Para animar ainda mais, às 14h está programado show com Justin Bieber Cover, que tanto agradou a garotada no Domingo no Parque na festa em comemoração ao dia das crianças. Criança até 12 anos não paga ônibus nesse dia.