Pesquisa
20/03/2012

Carregando imagens...

Centro de Tecnologias de Informação é lançado em São José

O Parque Tecnológico – São José dos Campos e a Ericsson lançaram nesta terça-feira (20) o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação e Multimídia (CDTIC). O principal objetivo é desenvolver competências e soluções inovadoras nas áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e contará com a Ericsson como empresa-âncora, selecionada por meio de chamada pública.

O foco do CDTIC será no desenvolvimento de soluções de comunicação que irão ajudar a tornar realidade a Sociedade Conectada, principalmente em áreas como transporte e segurança, envolvendo a computação em nuvem, banda larga e mobilidade em suas plataformas de inovação. Hoje, para cada 10% de aumento na penetração da banda larga, há um incremento de 1% no PIB. Além disso, para cada mil novos usuários de banda larga, 80 empregos são criados.

O CDTIC pode vir a contar com a parceria de instituições de pesquisas tecnológicas como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e, eventualmente, com mais empresas.

“Esta iniciativa visa incentivar a inovação para o desenvolvimento tecnológico brasileiro. Temos investido continuamente em pesquisa e desenvolvimento no país, somando nos últimos 15 anos investimentos em torno de R$ 900 milhões”, destaca Lourenço Coelho, vice-presidente de Estratégia e Marketing da Ericsson para a América Latina e o Caribe.

“Estamos muito satisfeitos com essa parceria que nos permitirá trazer ainda mais benefícios da Sociedade Conectada para o Brasil. Prevemos que até 2020 mais de 50 bilhões de dispositivos estarão conectados em todo o mundo, sendo mais de 2 bilhões apenas no país.”

Pesquisa

Uma das atuações do Parque Tecnológico de São José dos Campos é promover a interação entre instituições de ensino e pesquisa, empresas, governos e entidades de fomento e investimento visando à inovação tecnológica. Para isso, faz parte do programa de trabalho a implantação dos Centros de Desenvolvimentos Tecnológicos. Espaços para o desenvolvimento de tecnologias específicas por meio de parceiras entre empresas-âncora, universidades e entidades de pesquisa. Atualmente, o Parque tem centros nas áreas de energia, aeronáutica, saúde e recursos hídricos e saneamento ambiental.

Ericsson

É a líder mundial no fornecimento de tecnologias e serviços de comunicação. Oferece serviços, software e infraestrutura em Tecnologias da Informação e Comunicação para operadoras de telecom e outras indústrias. Hoje, mais de 40% do tráfego móvel global passa pelas redes da Ericsson.

Atuando em 180 países, a empresa tem mais de 100 mil funcionários. Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2011, a empresa gerou receitas de US$ 35 bilhões (226,9 bilhões de coroas suecas). A Ericsson está listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e NASDAQ (Nova York).

Mais notícias
Inovação e Desenvolvimento Econômico