Compensação
03/05/2012
Foto
O paredão verde estará em um trecho de 23,7 quilômetros da Via Dutra que corte São José dos Campos

Cerimônia marca início do “paredão verde” na Via Dutra

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a CCR Nova Dutra, inicia nesta sexta-feira (4) o plantio das mudas de árvores que vão compor o “paredão verde” às margens da Rodovia Presidente Dutra. A cerimônia será a partir das 10h na Avenida Deputado Benedito Matarazzo, na altura do km 152,4 da rodovia, no sentido SP.

Na ocasião será realizado o plantio de 272 das mais de 6 mil árvores previstas para o paredão ao longo dos 23,7 km de rodovia que cortam o município. Os locais foram definidos estrategicamente com o objetivo de não gerar riscos aos motoristas. Serão plantadas mudas de espécies nativas e paisagísticas, como Aroeiras, Eritrinas e Pata-de-Vaca, apropriadas para arborização urbana.

A formação do paredão verde concretiza uma meta ambiental do município com o objetivo de amenizar os impactos ambientais e sonoros causados pelo tráfego na rodovia, além disso, a vegetação vai melhorar o conforto térmico e visual, a qualidade do ar e o micro clima da região.

Homenagem

As primeiras mudas a serem plantadas às margens da Via Dutra terão como padrinhos 19 servidores municipais que estão inseridos no Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), simbolizando sua vivência e história no serviço público municipal.

Compensação

O plantio e a conservação das mudas serão realizados pela Concessionária como compensação ambiental pela intervenção necessária para construção de pistas marginais, que acarretará a remoção de 287 árvores e o transplantio de outras 27.

A compensação abrange cerca de 7.300 mudas. A primeira etapa do plantio compreende as 272 mudas, que serão plantadas após a cerimônia desta sexta-feira. Na segunda fase, com início previsto para setembro – após o retorno do período de chuvas, o plantio será de aproximadamente 5.700 mudas. Completando a compensação, já está sendo realizado no distrito de São Francisco Xavier o plantio de mais de 1.400 mudas de 80 espécies nativas brasileiras, como paineira, quaresmeira, ipê e jatobá, para recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP).