Sobre trilhos
27/11/2012

Carregando imagens...

Prefeitura e Ipplan apresentam projeto do VLT

A Prefeitura de São José dos Campos e o Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento (Ipplan) apresentaram, na última segunda-feira (26), o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para dotar a cidade de um sistema rápido, seguro e moderno de transporte coletivo.

O projeto foi desenvolvido pelos técnicos do Ipplan nos últimos dois anos e encaminhado em agosto passado ao Ministério das Cidades para aprovação e inclusão na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). O sistema integra vários modos de transporte de massa e terá capacidade para atender 490 mil passageiros por dia.

O VLT poderá contar com recursos do orçamento do município obtidos por meio de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do governo federal. Se for incluído no PAC, o projeto poderá ser detalhado a partir do ano que vem e colocado em concorrência pública para que a primeira etapa seja implantada no prazo de quatro anos.

Concluído, o sistema terá 94 quilômetros de extensão, com oito linhas distribuídas de forma a atender toda a cidade e a demanda de passageiros prevista até 2030. O custo do projeto é estimado em R$ 1,1 bilhão. De acordo com o Ipplan, a ligação da zona sul com região central, percorrendo cerca de 25 quilômetros, deve ser a primeira linha a ser construída.

Mais notícias