Carnaval
04/02/2013

Carregando imagens...

Oficinas estão em todas as regiões de São José
Até esta sexta-feira (8), a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) realiza 23 oficinas culturais de Carnaval em 12 locais que abrangem todas as regiões do município. As atividades, que começaram nesta segunda-feira (4), são gratuitas, em horários e locais variados. Não há limite de idade para participar e nem é necessária inscrição prévia. 

São três tipos de oficinas: de máscaras, de adereços e de marchinhas. Entre os adereços, estão chapéus, enfeites para o cabelo e para a roupa, além da confecção de fantasias. Os participantes também aprendem a fazer o empapelamento, que é uma técnica popular de revestimento de moldes utilizando-se papel-jornal e cola.  Os alunos também aprendem técnicas de pintura, usando a criatividade para colorir as peças produzidas. 

Quem participa das oficinas de marchinhas se diverte relembrando e aprendendo a cantar as tradicionais músicas de carnaval. 

O estudante Diogo Nery Javkin, de 12 anos, aproveitou as férias escolares para participar do curso de máscaras na Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em Santana. “Estou fazendo uma máscara para desfilar no Carnaval, depois ela vai ficar de enfeite em casa”, disse o estudante, que se diverte fazendo o empapelamento.

Já o estudante Luís Rogério dos Santos, de 14 anos, está fazendo várias peças ao mesmo tempo no curso de adereços. “Enquanto seca uma, eu trabalho nas outras”, explica ele, que também está aprendendo a restaurar fantasias. 

A universitária Lucilene Dias estuda licenciatura em artes plásticas. Para ela, a oficina está servindo como um estágio extra-oficial. “O que produzo aqui, acabo apresentando como trabalho na faculdade. Tudo tem um grande valor para mim”, disse Lucilene.

Pirô-Piraquara

Parte da produção dessas oficinas será utilizada pelos foliões do Bloco Pirô Piraquara, que desfila pelo centro de São José dos Campos, nesta quinta-feira (7), a partir das 18h. A saída do bloco será da Praça Afonso Pena. 

O Pirô Piraquara é um dos blocos mais tradicionais da cidade. Ele tem 25 anos de tradição. A participação da população é espontânea. Todos na rua são convidados a se juntar ao grupo. 

Além do Piro-Piraquara, a Prefeitura de São José dos Campos preparou mais de 70 atrações em todas as regiões do município. Estão programados bailes, desfiles, shows em espaços culturais, praças, quadras e poliesportivos do município.

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo