Festa
05/02/2013

Carregando imagens...

Pirô-Piraquara abre o Carnaval em São José dos Campos

O Carnaval em São José dos Campos começa nesta quinta-feira (7), a partir das 18h, com o desfile do tradicional bloco Pirô Piraquara, que se concentra na Praça Afonso Pena. Com 25 anos de história, o bloco é uma das atividades do Projeto Piraquara, mantido por uma parceria entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

Todo mundo pode participar dessa folia. É só se juntar ao grupo, que vai seguir pelas ruas 15 de Novembro, Francisco Raphael, Avenida 23 de maio, até chegar à Praça Nenê Cursino, na Vila Maria. O bloco é animado pelo núcleo musical do Grupo Piraquara, que vai tocar marchinhas e outras músicas carnavalescas.

Os adereços, máscaras e fantasias são feitos pela comunidade em oficinas realizadas pelo grupo. Eles aprendem pintura, de reciclagem, de modelagem em argila e de empapelamento, que é uma técnica popular de revestimento de móveis utilizando-se papel-jornal e cola.

Esse é um dos eventos de Carnaval promovido pela Prefeitura de São José dos Campos em 2013.  Também estão programadas mais de 70 atrações como bailes, desfiles e shows. Eles serão realizados até a terça-feira (12) em todas as regiões do município e nos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier.

Confira a programação completa do Carnaval 2013

Oficinas

Quem quiser aprender um pouco sobre como fazer máscaras, adereços e até como se canta marchinhas de Carnaval, pode participar de uma das 23 oficinas promovidas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). Elas estão sendo ministradas em 12 locais que abrangem todas as regiões do município. As atividades, que começaram nessa segunda-feira (4), terminam nesta sexta-feira (8).

Todas as atividades são gratuitas, em horários e locais variados. Não há limite de idade para participar e nem é necessária inscrição prévia.

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo