Piraquara apresenta ‘O Vale Encantado do Paraíba’
26/02/2013

Carregando imagens...

O Grupo Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) de São José dos Campos, apresenta o espetáculo ‘O Vale Encantado do Paraíba’, nesta quarta (27) e quinta-feira (28), às 20h30, no Espaço Cultural Cine Santana (Avenida Rui Barbosa, 2005, Santana). A entrada é gratuita. 

O espetáculo valoriza e divulga as tradições da cultura popular e do folclore da região. A peça foi inspirada nas danças e músicas que nasceram da mistura das culturas indígena, africana e européia – entre elas a Dança de São Gonçalo, o Jongo, a Catira e o Moçambique –, e também nos contos populares (lendas) – como a ‘Noiva do Banhado’, do ‘Corpo Seco’ e do ‘Túnel do Banhado’.

“O Vale Encantado do Paraíba” estreou em dezembro do ano passado e é um dos resultados do Projeto Piraquara que, a partir de 2012, passou a ser gerido em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). Os textos e a direção geral dos trabalhos são de Calixto de Inhamuns.

O Projeto Piraquara, criado em 1988 pela FCCR, busca se adaptar às novas realidades da cultura popular e do folclore, além de pesquisar, amparar e divulgar a cultura de raiz do Vale do Paraíba. O projeto quer se firmar como um coletivo de trabalho, onde os objetivos são a formação e a informação do público sobre a cultura popular da região. 

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança