Cultura popular
21/03/2013
Imagem mostra parte do acervo em exposição permanente no Museu do Folclore
O Museu do Folclore tem como objetivo preservar a cultura popular de São José dos Campos e região

Museu do Folclore cadastra ‘fazedores’ de brinquedo artesanal
O Museu do Folclore de São José dos Campos está cadastrando novos ‘fazedores’ de brinquedo artesanal que moram no município. Além de aumentar o atual cadastro de dez ‘fazedores’, a intenção é identificar brinquedos que possam ser utilizados na brinquedoteca, que está em processo de montagem no Museu do Folclore e será para crianças de 3 a 8 anos de idade.

Os ‘fazedores’ interessados poderão se cadastrar por telefone 3924-7318 ou diretamente no Museu do Folclore (Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, em Santana), devendo levar ao local algumas peças para serem avaliadas. O museu também pretende gravar, em vídeo, depoimentos dos ‘fazedores durante o trabalho, relatando um pouco da sua história e do próprio brinquedo confeccionado. 

Não há um prazo definido para o encerramento deste cadastramento, mas a intenção do Museu do Folclore é dar prosseguimento à implantação da brinquedoteca nos meses de março e abril, para inaugurar o novo espaço em maio, durante a Semana de Museus.

“A brinquedoteca, além de ser um espaço para brincar, busca despertar o interesse da criança pelo patrimônio imaterial e o folclore. Características que estamos buscando nos brinquedos artesanais, onde se encontra a expressão de um ‘saber fazer’ popular, que pode ser conhecida e passada no ato de brincar, de mão em mão”, explica a gestora do Museu do Folclore, Francine Maia. 
 

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança