Tradição
13/05/2013
Museu do Folclore inaugura brinquedoteca nesta quarta-feira
O Museu do Folclore de São José dos Campos, ligado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), inaugura nesta quarta-feira (15), às 16h, uma brinquedoteca, com uma programação especial. O novo espaço vai funcionar ao lado da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, que fica em um prédio anexo ao da exposição permanente do Museu do Folclore. 

Destinada às crianças em idade pré-escolar e alunos do ensino fundamental, a brinquedoteca teve o projeto elaborado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) – organização social responsável pela gestão do Museu do Folclore, com apoio técnico do Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e colaboração do Senac de São José dos Campos. 

Um dos diferenciais dessa brinquedoteca o acervo, formado por quase 200 brinquedos populares criados por artistas e artesãos de São José dos Campos e região; e até de outros estados. Os brinquedos também poderão ser emprestados, visando incentivar as crianças ao cuidado e uso coletivo. Ainda farão parte do acervo livros infantis, CDs e DVDs voltados à cultura popular. 

“A brinquedoteca não será apenas um espaço novo, mas um projeto em desenvolvimento constante. Nós queremos estimular a criatividade, convivência, sociabilidade, apropriação e o respeito pelo patrimônio material (o brinquedo) e o imaterial (a ação de brincar) por parte das crianças”, explica a cientista social e presidente do CECP, Angela Savastano.

O novo espaço ficará aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 14h às 17h, e poderá ser visitado espontaneamente ou por meio de agendamento. A partir da inauguração passará a integrar o roteiro de visitas ao Museu do Folclore. Além disso, também serão programadas atividades externas com a utilização de brinquedos do acervo. 

Programação

Quarta-feira (15)

14h
Visita de 40 crianças atendidas pelo Programa Cultura é Currículo, à exposição e à brinquedoteca do Museu do Folclore; 

15h
Espetáculo de Mamulengos Folia Brasileira (teatro de bonecos) com Waldeck de Garanhuns, com a participação de 140 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Idelena M. T. Carvalho (Santana); 

16h
Inauguração da brinquedoteca do Museu do Folclore.

O Museu do Folclore de São José dos Campos fica na Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana.

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança