Brinquedoteca do Museu do Folclore integra debate no Sesc
21/05/2013

A brinquedoteca do Museu do Folclore de São José dos Campos, ligada à Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), será um dos temas no encontro ‘A Importância do Brincar na Infância’, promovido pelo Sesc São José dos Campos. O evento será nesta quinta-feira (23), às 20h, no auditório da instituição. Na ocasião, a gestora do Museu do Folclore, Francine Maia, falará sobre a brinquedoteca e sua função.

Também farão parte do debate a coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisa do Brincar (PUC-SP), Maria Ângela Barbato Carneiro, e a coordenadora do Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil e Centro da Formação de Jovens e Educadores Brincantes da OCA – Escola Cultural, Lucilene Silva. A mediação será feita por Henrique Barcelos Ferreira, assistente técnico e coordenador do Programa Curumim, na Gerência de Programas Socioeducativos do Sesc SP.

A mesa de debate discutirá o brincar como elemento fundamental da cultura da infância. Por meio do brincar a criança expressa sua cultura, dialoga com suas experiências e costumes. Transporta para outro universo o seu irreal e leva para ele aspectos importantes do seu convívio social.

“Será uma boa oportunidade para falarmos dos objetivos que nos levaram a criar uma brinquedoteca no Museu do Folclore e das nossas expectativas”, enfatiza Francine Maia. A brinquedoteca atende, prioritariamente, crianças em idade pré-escolar e alunos do ensino fundamental. Ela foi inaugurada no último dia 15 de maio e funciona de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

O encontro ocorre durante a Semana Mundial do Brincar, comemorada de 19 a 26 de maio, e organizada por um movimento mundial denominado Aliança pela Infância, do qual o Sesc faz parte. A entrada é gratuita e os convites podem ser retirados com uma hora de antecedência, no próprio Sesc.

O projeto da brinquedoteca foi elaborado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização social responsável pela gestão do Museu do Folclore, com apoio da FCCR, do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural (Proac); idealização e consultoria do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e colaboração do Senac São José dos Campos (por meio da Rede Social), que desenvolveu o projeto de design de interiores do novo espaço.

O Sesc São José dos Campos fica na Avenida Adhemar de Barros, 999, Vila Adyana. Informações: 3904-2000 ou no site da Aliança pela Infância.

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança