Cultura popular
06/06/2013
Circo é o tema do mês de agosto no Museu do Folclore
O Museu do Folclore de São José dos Campos realiza nesta terça-feira (11), às 18h30, no espaço do Grupo Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), uma reunião com artistas da cidade que desenvolvem atividades circenses. A intenção é discutir a programação de agosto, quando se comemora o mês do folclore, que neste ano terá como tema o circo. 

Na programação deste ano, alunos e professores poderão fazer uma reflexão sobre a cultura popular por meio das manifestações lúdicas observadas e vivenciadas na arte circense, como a arte, a música, o trabalho/profissão, o teatro entre outras. A intenção é montar um circo em torno do Museu do Folclore e instalar uma exposição com brinquedos e peças de uma coleção particular, com motivos da arte circense.

“O circo é um espaço privilegiado para vivência do folclore. Nele e em todo o seu entorno ocorrem expressões que definem a cultura popular, entendendo essa cultura como a expressão livre do homem no seu saber, agir, reagir e pensar”, exemplifica a cientista social Angela Savastano, presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore.

O Museu do Folclore fica na Avenida Olivo Gomes, 100, no Parque da Cidade, em Santana. 

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança