Religiosidade
15/07/2013
Museu do Folclore realiza encontro com Frei Chico
O Museu do Folclore de São José dos Campos, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), realiza nesta terça-feira (16), das 9h às 15h30, no auditório da Biblioteca Pública Municipal (Rua XV de Novembro, 99, Centro), um encontro com Frei Chico (Franciscus Henricus van der Poel), que falará sobre ‘Religiosidade Popular Brasileira’. As inscrições são gratuitas com vagas limitadas e devem ser feitas pelo telefone 3924-7318. 

O encontro faz parte do Projeto Dialogando com o Folclore, desenvolvido pelo Museu do Folclore, voltado a professores, educadores, pesquisadores, estudiosos e interessados na cultura popular. 

O palestrante é autor do Dicionário da Religiosidade Popular, lançado recentemente, com 1.150 páginas, 8,5 mil verbetes, 6 mil notas de rodapés e 350 ilustrações. 

Frei Chico é de nacionalidade holandesa e está no Brasil desde 1967. Tornou-se franciscano da Província da Santa Cruz, com sede em Belo Horizonte (MG). Trabalhou durante dez anos no Vale do Jequitinhonha e neste período anotou parte da cultura popular em 15 mil folhas e 250 fitas. Em 1970 fundou o coral Trovadores do Vale, no qual pessoas pobres da região cantam músicas da sua própria cultura.

A partir de 1978, já em Betim (MG), passou a realizar pesquisas e a promover a cultura popular, dedicando-se, especialmente, às culturas religiosas existentes no Brasil. Trocou correspondências com Luis da Câmara Cascudo, Mário de Souto Maior e outros grandes folcloristas. Durante 16 anos morou na Colônia de Santa Isabel (Betim), onde escreveu a maior parte do Dicionário da Religiosidade Popular. Também é autor de outras sete publicações do gênero. 

Após a realização da palestra, Frei Chico participará de uma sessão de autógrafos da sua obra, que poderá ser adquirida com 40% de desconto.

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança