Museu do Folclore realiza oficinas sobre brinquedoteca
08/08/2013

Carregando imagens...

A Criança e seu Universo Lúdico é o tema da oficina de sensibilização que o Museu do Folclore de São José dos Campos, realiza no próximo dia 16, em três horários diferentes, no auditório da fundação (Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade). A programação é gratuita, com 75 vagas para professores e educadores. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo telefone 3924-7318, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A oficina terá dois momentos. A parte teórica será com uma palestra da professora Cristina Laclete Porto, doutora em psicologia pela PUC/RJ, responsável pela criação da brinquedoteca do Museu Imperial (RJ). A parte prática será uma visita à brinquedoteca do Museu do Folclore de São José dos Campos.

Um dos principais objetivos da oficina é capacitar os participantes a se tornarem multiplicadores do assunto no ambiente escolar onde atuam. Cristina Porto explica que as escolas ainda relacionam a cultura popular exclusivamente com os mitos e lendas brasileiras. “Desta forma, perdem a oportunidade de compreender o nosso patrimônio imaterial e perceber que a criança, quando chega à escola, já traz consigo saberes aprendidos no ambiente familiar”, diz a psicóloga.

A oficina visa oferecer aos participantes uma reflexão sobre o processo de construção da identidade das crianças tendo como eixo o brinquedo e a brincadeira. Também serão abordadas estratégias de aproximação de crianças e adultos com o universo lúdico e com o acervo do museu.

As atividades vão mostrar, ainda, as diferentes possibilidades de mediação do professor em relação às brincadeiras das crianças e a especificidade de uma brinquedoteca instalada num museu ligado ao folclore. 

A proposta de realização desta oficina estava prevista no projeto de implantação de uma brinquedoteca no Museu do Folclore, apresentado ano passado à Secretaria de Estado da Cultura. O projeto foi aprovado e premiado em novembro e o novo espaço inaugurado em maio deste ano.

Programação

1ª turma – 25 pessoas
Teoria: 9h às 10h30 – Auditório da FCCR
Prática: 10h30 às 12h - Museu do Folclore

2ª turma – 25 pessoas
Teoria: 10h30 às 12h - Auditório da FCCR
Prática: 14h às 15h30 - Museu do Folclore

3ª turma – 25 pessoas
Teoria: 14h às 15h30 - Auditório da FCCR
Prática: 15h30 às 17h - Museu do Folclore

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança