FCCR
19/11/2013
Projeto Piraquara promove vivências de Natal com figureiros

Faltando praticamente um mês para o Natal, o Projeto Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), programou atividades e diversas vivências relacionadas ao ciclo natalino. A programação terá início neste sábado (23) com uma roda de conversa, às 14h, no Espaço Piraquara (Avenida Olivo Gomes 100), em Santana.

Com as atividades voltadas para o conhecimento da cultura dos figureiros da região, haverá a roda de conversa com as artesãs Fátima Santos, Luciana Melo, Inês, Lili Figureira, Mudinha, Francisca e também Luiz Paulo Ragazini. Elas são experientes criadores de presépios. 

Nesse encontro, o público terá a oportunidade de conhecer parte da história dos figureiros e compartilhar experiências. Estão programadas diversas vivências culturais até o fim de novembro e também em dezembro. Nos encontros, será possível experimentar como é a produção de figuras em barro, principalmente as peças feitas para o Natal, com orientação dos artistas. 

As vivências serão realizadas por figureiros que integram o Projeto Santo de Casa - Tecnologias Populares, de São José dos Campos. Este projeto tem o objetivo de dar visibilidade aos mestres produtores de saberes e fazeres, difundir a produção artesanal, promover a valorização do conhecimento, instigar a capacidade de articulação e programar ações que gerem condições de sustentabilidade para gerar renda e criar oportunidades de trabalho.

Para participar, é necessário fazer agendamento prévio pelo telefone (12) 3947-7357, de terça a quinta-feira, das 14h às 17h. A inscrição também pode ser feita pelo email produção.piraquara@gmail.com

Programação

Roda de Conversa

- Dia 23/11, às 14h: Roda de conversa sobre o Natal com os figureiros Fátima Santos, Luciana Melo, Inês, Lili Figureira, Mudinha, Francisca e Luiz Paulo Ragazini. 

Vivências

- Dias 25 e 29 de novembro, das 14h às 17h
- Dias 3 e 6 de dezembro, das 18h às 21h 
- Dias 10 e 12 de dezembro, das 14h às 17h

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança