Tradição
04/12/2013
Presépio do Museu do Folclore será aberto domingo (8)

Para este Natal, o presépio do Museu do Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), será montado por Antonio Silvio de Magalhães. A abertura será neste domingo (8), às 14h, no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100), em Santana, com a participação das Folias de Reis Estrela Guia (Vila Corintinha), Esplendor do Oriente (Jardim Satélite) e Companhia dos Três Reis Estrela do Oriente (Vila Terezinha).

Silvio está montando o presépio utilizando uma série de materiais: manta acrílica azul (para imitar o céu), terra preta e grama (de verdade) ‘plantada’ de ponta cabeça, para permitir a colocação de musgos na raiz. “É desse jeito que meus avós faziam lá em Campos do Jordão, onde nasci”, explica ele. As peças que simbolizam os personagens do presépio serão do acervo do Museu do Folclore.

O gosto por essa tradição começou na infância, quando Silvio observava e ajudava os avós, João Inácio Vieira e Maria do Carmo Cardoso Vieira, a montar o presépio. Com esse saber, hoje Silvio é o responsável por preparar o presépio na casa dos pais dele.

Aos 45 anos, Silvio, que trabalha com publicação visual, já atuou em outras funções na área de comunicação. Casado, ele espera que a filha de três anos prossiga com essa atividade. “Espero poder passar à minha filha os saberes que meus avós me passaram um dia.”

A montagem do presépio no Parque da Cidade, na área externa do Museu do Folclore, já se tornou uma tradição e marca o início do Ciclo de Natal. O presépio ficará aberto no mesmo horário de funcionamento do Museu do Folclore, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h.

A coordenação da montagem do presépio é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização social sem fins lucrativos responsável pela gestão do Museu do Folclore em convênio com a FCCR.

 

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança