Carnaval 2007
21/02/2007

Acadêmicos do Satélite é campeã pela 11ª vez consecutiva
O carnaval de rua de São José dos Campos foi marcado pelos desfiles de escolas de samba e blocos da cidade que aconteceram de domingo à terça-feira. As arquibancadas da avenida Teotônio Vilela foram ocupadas por 30 mil pessoas, que aplaudiram e dançaram ao som dos desfiles. O troféu deste ano ficou para a escola Acadêmicos do Satélite, pela 11ª vez consecutiva.

A Acadêmicos do Satélite, pela 11ª vez consecutiva, foi a vitoriosa do Carnaval 2007. A escola somou 216,5 pontos e o enredo “Um lastro de encontros: revelações de São Paulo” ressaltou as tradições do Vale do Paraíba. Com 400 integrantes divididos em alas alegres e todas bem integradas, a escola conseguiu levantar o público mesmo com chuva e fez uma apresentação exemplar na noite de segunda-feira, que recebeu o desfile das escolas do Grupo Especial.

A vencedora valeu-se da máxima ‘’os últimos serão os primeiros’’, pois foi a última a entrar na avenida, terminando sua passagem por volta das 3 horas da madrugada. O segundo lugar ficou com a escola de samba Estrela de Prata, que trouxe em seu enredo uma declaração de amor a São José dos Campos. O público cantou o enredo “Generosos são os meus Ares e Minha Terra” e ajudou a escola a conquistar 213,5 pontos. A vice-campeã de 2007 entrou com 600 integrantes e chamou a atenção pela beleza das alegorias.

A Raízes Jovens, novata escola do grupo especial, agradou o público presente. Com harmonia e beleza, a fantasia dos 500 integrantes ressaltava a importância “Do Pão Sagrado ao Pão Abençoado” na alimentação do homem, que foi enredo. Pela apresentação a Raízes obteve 210 pontos, conquistando o terceiro lugar.

A escola Unidos da Vila fez uma bela apresentação com enredo que destacou “São José do início do século 20”. Os 580 integrantes desfilaram com muita garra e levaram 204 pontos, conseguindo o quarto lugar para a escola.

Qualidade

Aderson Alves, presidente da Liga das Escolas de Samba de São José, afirmou que toda alegria e a forte presença do público devem-se à qualidade do trabalho das agremiações, apoiado pela comunidade.  “A cada ano o carnaval joseense está conquistando mais o seu espaço, a integração das escolas de samba, da Prefeitura, da Fundação Cultural, da Liga e da população. A tendência é que o nosso Carnaval esteja no topo do patamar de destaque da folia do Vale do Paraíba no máximo em três anos”, disse.

Sol Nascente conquista o primeiro lugar no Grupo 1

Em um domingo de muito calor, as escolas do Grupo 1 fizeram as apresentações com empenho, harmonia, beleza e samba no pé. A campeã de 2007 foi a Sol Nascente, que trouxe como enredo “Nobreza da Coroa”. A escola Santa Cruz, que conquistou a simpatia do público, ficou com o segundo lugar com o tema “O mundo encantado dos brinquedos e brincadeiras”.

A Leão de Ouro ficou com a terceira classificação com o enredo “Em busca da verdade e do equilíbrio, surge uma era de esperança”. A Filhos do Sol, ressaltou “Os mistérios do Vale”, e obteve a quarta colocação.

Classificação geral

Grupo especial
1º lugar - Acadêmicos do Satélite – 216,5
2º lugar - Estrela de Prata – 213,5
3º lugar - Raízes Jovens Campos dos Alemães – 210
4º lugar - Unidos da Vila – 204

Grupo l
1º lugar - Sol Nascente – 213,5
2º lugar - Santa Cruz – 210,1
3º lugar - Leão de Ouro – 193,7
4º lugar - Filhos do Sol – 190.1

Infra-estrutura
O Carnaval de São José dos Campos está sendo consolidado como atração na cidade. Com infra-estrutura voltada ao conforto do público, as arquibancadas foram montadas com total segurança para atender 8 mil pessoas e permaneceram lotadas durantes todas as noites de folia. Os 400 metros de avenida destinados aos desfiles receberam iluminação especial, 44 caixas se som com mais de mil watts cada uma, cabines de sanitários femininos e masculinos.

A segurança da avenida do samba contou com 350 profissionais entre Policia militar, guarda municipal, seguranças particulares, juizado de menor e defesa civil. Toda organização da folia foi realizada por 200 servidores públicos de diversas secretarias municipais. Entre os destaques, esteve a distribuição de mais de 10 mil preservativos na avenida.