FCCR
28/02/2014

Carregando imagens...

Bloco Pirô Piraquara agita duas mil pessoas na abertura do Carnaval

Quase duas mil pessoas acompanharam na noite dessa quarta-feira (27) o desfile do tradicional Piro Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O desfile, que percorreu as ruas do centro e da Vila Maria, abriu oficialmente a folia em São José dos Campos. 

Enfeitada com óculos e chapéus coloridos, a auxiliar de escritório Maria Fernanda Oliveira aguardava ansiosamente a saída do Pirô. “Há uns quatro anos eu participo do bloco. Saio direto do trabalho, improviso uma fantasia e venho prá cá me divertir”, disse ela na concentração.

O bloco existe há 26 anos e é um convite para diversão a todos os foliões e ao resgate dos antigos carnavais de rua. Entre os bonecões, boizinhos, cabeçorras e cavalinhos que abriam a folia, estavam Neymar e o mascote “Fuleco”, anunciando a chegada da Copa do Mundo ao Brasil. Todos foram confeccionados em oficinas de carnaval do Grupo Piraraquara. 

Nem mesmo a chuva no meio do percurso atrapalhou a animação dos foliões, que seguiram até a dispersão na Praça Nenê Cursino, na Vila Maria. A comerciária Dora Lúcia Barbosa aguardava a chegada do bloco com a filha Paola, de 5 anos, fantasiada de abelha, protegendo-se embaixo do toldo de uma loja. “Minha filha não queria perder essa festa, nem eu”, comentou Dora. 

Quando viu os bonecões de longe, a abelhinha Paola não se conteve e saiu na chuva para ver de perto a animação. “Deixa ela, tudo é festa”, disse mãe.  

Quem perdeu a folia com o Piro-Piraquara ainda terá outra oportunidade. O bloco volta às ruas do centro de São José dos Campos, neste sábado (1º de março), às 10h, para um desfile de bonecões. A concentração será no calçadão ao lado do Mercado Municipal (em frente ao Museu de Arte Sacra). 

Essa é uma das mais de 50 atrações que a Prefeitura de São José dos Campos preparou para a população na “Folia em Todos os Cantos”, com diversão em todas as regiões da cidade e nos distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo. A festa continua até terça-feira (4 de março). A programação completa está no site da Prefeitura.

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança