Programação Cultural
13/06/2014
Ciclo de estudos sobre cultura recebe inscrições até 22h desta sexta-feira
O ciclo de estudos ‘Cultura Tradicional e Contemporaneidade’, com início neste sábado (14) e sequência na segunda (16) e na terça-feira (17), já conta com 61 inscritos, mas ainda há vagas. Os interessados podem se inscrever até as 22h desta sexta-feira (13) pelos telefones 3923-4860 / 3942-3687 ou pelos e-mails altino.cadastro@gmail.com / inscricoesocr@gmail.com.

No sábado, o ciclo terá palestras, vivências e apresentações culturais. Na segunda e terça haverá um curso sobre “Culturas Populares e Políticas Públicas”. As atividades são gratuitas e ocorrerão no auditório Elmano Ferreira Veloso e no Centro Cultural Clemente Gomes, espaços da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), localizados Avenida Olivo Gomes 100, Parque da Cidade, Santana.

Neste encontro, cujo formato mescla palestra tradicional e vivência de dança e música, o professor Alberto T. Ikeda falará sobre as expressões da cultura tradicional popular paulista, centrada em aspectos históricos e sociológicos da formação e dinâmica da cultura caipira; e demonstrará os ritmos populares utilizando viola caipira, cavaquinho e instrumentos de percussão.

Alberto T. Ikeda é professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e pesquisador de cultura e música popular brasileira desde a década de 1970. Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), autor de livros, artigos e ensaios sobre música e cultura popular brasileira, publicados no Brasil, Alemanha, Itália, Japão e Chile. Realiza consultorias para instituições públicas e privadas, como o Ministério da Cultural, secretarias de cultura, Sesc e Petrobras.

A proposta é promover uma reflexão sobre as culturas tradicionais no contexto contemporâneo, abordando questões como preservação, renovação, trocas e influências mútuas em diferentes expressões artísticas e práticas culturais, assim como as práticas nas políticas públicas.

A realização do ciclo é da Oficina Cultural Altino Bondesan, Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), Museu do Folclore de São José dos Campos, Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Prefeitura de São José dos Campos, com apoio da Fundação Cultural de Jacareí e Secretaria de Cultura de Guaratinguetá.

Sábado (14)

Atividade aberta
Jornada: Cultura Tradicional e Contemporaneidade

Cortejo de abertura
10h
‘A lenda da Cobra Grande’, com o Grupo Batucaia, de Jacareí.

11h
‘Paulistas: de Sons, Ritos e Festas’, com Alberto T. Ikeda.

Vivência de Jongo
14h
Grupos Quilombolas do Tamandaré, de Guaratinguetá, e Mistura da Raça, de São José dos Campos.

15h
‘Culturas Populares e Tradicionais, Seus Mestres e Formas de Expressão no Contexto Escolar’, com Marcelo Manzatti.

Show de encerramento
17h
Mestre Lumumba e banda Omo Ylu, de São Luiz do Paraitinga.

Curso Culturas Populares e Políticas Públicas

Segunda-feira (16)

9h às 13h e 14h às 18h

Terça-feira (17)

Coordenação: Marcelo Manzatti

O curso abordará os conceitos de políticas públicas, cultura, culturas populares, povos e comunidades tradicionais, mestres dos saberes e patrimônio imaterial; os marcos históricos das políticas públicas de cultura no Brasil, os movimentos sociais de luta pela proteção e promoção das culturas populares e tradicionais e as ações afins no Estado de São Paulo.