São José discute a criação de ecomuseus no município
23/07/2014

Estão abertas as inscrições para o primeiro encontro, que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de agosto, para discutir a implantação de ecomuseus e museus comunitários em São José dos Campos.

A iniciativa é do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), em parceria com a Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Abremc), que realizarão a III Jornada de Formação em Museologia Comunitária 2014.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no blog do CECP. O evento é dirigido a pessoas ligadas à cultura popular e demais interessados. A intenção é que o maior número possível de representantes da sociedade civil participe dos debates sobre o assunto.

O evento será aberto no dia 4 de agosto, às 19h, na Câmara Municipal (Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto 33). A programação prossegue no dia 5, a partir das 9h, com palestras e debates com estudiosos sobre o assunto, no Centro de Formação de Educadores (CEFE), Avenida Olivo Gomes 250 - Parque da Cidade, em Santana. No dia 6 haverá uma visita à Fundação Cultural de Paraibuna.

As duas primeiras edições da jornada foram em Santa Cruz (RJ) e Santa Maria (RS), em 2009 e 2011, respectivamente.

O encontro também terá o apoio da Prefeitura (secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Educação) e Câmara Municipal de São José, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Fundação Cultural de Paraibuna, Secretaria de Cultura do Estado / Sistema Estadual de Museus (Sisem), Oficinas Culturais Altino Bondesan, Senac, Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (Ajfac), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José, Lions Clube, Universidade Vale do Paraíba (Univap), Vale Sul Shopping e Bia Floricultura.

Ecomuseus

Segundo a folclorista e cientista social Angela Savastano, presidente do CECP, “ecomuseu ou museu comunitário, é uma ação museológica em que a comunidade é estimulada a agir de forma consciente, para que desenvolver o local onde mora, a partir da valorização de sua história e seu patrimônio natural, cultural e imaterial.”

De acordo com levantamento da Abremc, existem no Brasil cerca de 20 ecomuseus ou museus comunitários. Entre eles está o Museu do Folclore de São José dos Campos, que também tem o perfil de participação comunitária, em razão do Projeto Museu Vivo, desenvolvido há mais de 15 anos. No Estado de São Paulo não há outra iniciativa do gênero.

O termo ecomuseu surgiu na França, na década de 70, por iniciativa do estudioso Hugues de Varine, numa tentativa de unir a museologia às questões ambientais, para que formassem uma só corrente de pensamento. Foi nesta época que a museologia começou a descobrir o que seria propriamente o ecomuseu e a desenvolver o conceito geral de museologia comunitária.

Segunda-feira (4 de agosto)
Câmara Municipal de São José dos Campos
Sala Mário Covas

Abertura Solene, composição da mesa, fala das autoridades:

- Presidente da Câmara
- Representante dos ecomuseus: Maria Terezinha Resende Martins (presidente da Abremc)
- Representante do Sistema Estadual de Museus (Sisem): Davidson Kaseker
- Representante do CECP: Angela Savastano (presidente)

19h45
Palestra de abertura com Odalice Priosti (Secretária da Abremc): Cultura Viva, as raízes do Ecomuseu

20h30
Coquetel e apresentação artística