Programa Cultural
08/10/2014

Carregando imagens...

Museu do Folclore realiza visita noturna monitorada para estudantes
O Museu do Folclore de São José dos Campos (Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana) recebe nesta quinta-feira (9), entre 19h30 e 21h, um grupo de 40 alunos do ensino médio da EE Marilda Ferreira de Brito Barros Pereira, no Vale dos Pinheiros, para uma visita noturna. Os estudantes têm entre 15 e 16 anos e estarão acompanhados pela professora de Artes da escola, Maria Margarida de Carvalho.

A atividade noturna é uma experiência do Museu do Folclore, como mais uma alternativa de horário de visitação, semelhante ao ocorrido ano passado com um grupo de alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura. “Pelo menos uma vez por mês pretendemos realizar uma visita como esta”, ressalta a gestora do museu, Francine Maia.

“Esta é a primeira vez que levamos um grupo do ensino médio da escola para uma visita noturna ao Museu do Folclore, apesar de alguns já conhecerem a exposição”, explica a professora Maria Margarida. Ela conta que antes da visita o grupo recebe informações sobre folclore e depois realiza um trabalho de contextualização sobre o que viram na exposição.

A visita deste grupo de alunos faz parte do Programa Cultura é Currículo, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, realizado em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Além da visita à exposição, o grupo vai assistir ao filme ‘Nas redes de uma saudade’, de Dalmir Ribeiro Lima, que retrata a cultura ribeirinha às margens do rio Paraíba do Sul, especificamente em São José dos Campos, por meio da memória e do cotidiano dos pescadores e suas famílias. O filme foi premiado em 1976 pela Secretaria de Estado da Cultura.

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança