Ciclo de Natal
07/01/2015

Carregando imagens...

Presépio do Museu do Folclore fica aberto até dia 25
O presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos permanecerá aberto até o dia 25 de janeiro, quando se encerra o Ciclo de Natal. Nesta mesma data, será realizada a XVIII Chegada das Bandeiras, com a participação de 15 Folias de Reis, (a maioria da região e duas de Minas Gerais). 

A manifestação dos devotos acontecerá a partir das 9h30 e será aberta ao público. Também haverá uma celebração religiosa, com benção das bandeiras pelo diácono José Márcio, da Paróquia de São Vicente. 

O presépio foi montado pela aposentada Lázara Camargo Santana e pelo pintor e mestre de Folia de Reis Jesus Ferreira Lima e aberto em novembro. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de terça a sexta-feira, de 9h às 17h, e aos sábados e domingos, de 14h às 17h. 

Na Sala Festas da exposição permanente do Museu do Folclore é possível conferir e apreciar vários objetos e vestimentas usados pelos grupos de Folias de Reis durante suas manifestações de devoção. Os dias e horários de visitas à exposição são os mesmos do presépio. O museu fica no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes 100), em Santana.

Folias de Reis na Chegada das Bandeiras 

- São José dos Campos: Cia de Reis Esplendor do Oriente, Folia de Reis do Mestre Zé Mira, Irmandade Santos Reis, Folia de Reis de São José, Folia de Reis Estrela de Belém, Folia de Reis Três Reis do Oriente, Folia de Reis São Vicente de Paula, Folia de Reis Estrela Guia e Folia de Reis de Santana.

- Vale do Paraíba: Folia de Reis do Sertão da Onça (São José do Barreiro), Folia de Reis Alferes Bento (Paraibuna), Folia de Reis de Caçapava (Caçapava) e Folia de Reis Filhos do Oriente (Jacareí). 

- Minas Gerais: Folia de Reis Nossa Senhora Aparecida (São Lourenço) e Folia de Reis do Mestre Zé Marquim (Conceição do Rio Verde).

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança