Museu do Folclore recebe maior concentração de Folias de Reis
26/01/2015

São José dos Campos recebeu no domingo (25) a maior concentração de Folias de Reis da região, numa demonstração de fé e devoção aos Santos Reis. Realizado no Museu do Folclore, o evento integrou a XVIII Chegada das Bandeiras, encontro que já se tornou uma tradição entre as folias, marcando também o encerramento do Ciclo de Natal e o fechamento do presépio do museu.

Desde a manhã, uma a uma as folias se manifestaram diante do presépio montado na área externa do Museu do Folclore. As apresentações foram acompanhadas de perto pelo público que anualmente comparece e prestigia a atividade. Apesar de ser uma manifestação religiosa e ligada à cultura popular, o encontro também é considerado atração turística e de lazer, o que fortalece o segmento no município.

Doze folias marcaram presença (nove de São José, uma de Jacareí, uma de Caçapava e uma de Conceição do Rio Verde – MG). Ao fim do encontro, o diácono José Márcio, da Paróquia Santa Inês, promoveu uma celebração e benção das bandeiras das folias.

A Chegada das Bandeiras será realizada novamente em janeiro de 2016, após um novo Ciclo Natalino que deverá ter início em novembro deste ano. O encontro surgiu por sugestão dos mestres das folias, tendo o apoio do Museu do Folclore, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e da Prefeitura de São José dos Campos. A organização é feita em conjunto com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).