Visita Cultural
09/02/2015

Escolas podem agendar visitas à exposição do Museu do Folclore
Com a volta às aulas, o Museu do Folclore de São José dos Campos começou o agendamento de visitas de escolas interessadas em conhecer a exposição permanente (Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional) e os demais espaços, como a biblioteca e a brinquedoteca.

O agendamento deve ser feito pelo telefone 3924-7318 ou diretamente no setor administrativo do museu. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h, entre fevereiro e novembro. Aos sábados e domingos o museu recebe apenas visitas espontâneas, das 14h às 17h, que não necessitam de agendamento prévio.

Na exposição, os alunos conhecem um pouco sobre o patrimônio imaterial da cultura popular local, por meio de objetos, fotos e vídeo, iniciando uma reflexão sobre a riqueza coletiva da região e de outras localidades do Brasil. Na biblioteca é possível consultar livros, CDs e DVDs sobre o tema. Para emprestá-los é necessário fazer um cadastro, apresentando cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

O acervo da brinquedoteca é formado por quase 200 brinquedos populares criados por artistas e artesãos de São José dos Campos, da Região Metropolitana do Vale e de outros estados brasileiros; além de livros infantis, CDs e DVDs voltados à cultura popular. No local os alunos podem apreciar, manipular e brincar com os brinquedos.

A gestão do Museu do Folclore é feita pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos que mantém convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

O Museu do Folclore fica na Avenida Olivo Gomes 100, Parque da Cidade, em Santana. Mais informações pelo telefone 3924-7318.