Museu do Folclore
30/04/2015
Fachada da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo

Inscrições para palestras sobre cultura popular são prorrogadas
O Museu do Folclore prorrogou para o dia 5 de maio o prazo de inscrições para as três palestras sobre cultura popular. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pela internet. As palestras serão realizadas nos dias 6, 13 e 20 de maio, no auditório da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, a partir das 19h30.

Para a palestra do dia 6 de maio, os interessados devem se inscrever pelo endereço eletrônico.

Já para a palestra do dia 13, as inscrições devem ser feiras pelo link.

Para o encontro do dia 20, as inscrições podem ser realizadas por meio do link.

A palestra do dia 6 tem como tema “Museus como mediadores no estudo do folclore” e será feita por Lucia Yunes, coordenadora técnica do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e mestre em Educação pela PUC Rio.

No dia 13, o palestrante será o professor universitário, escritor, pesquisador e folclorista Gerardo M. Guimarães, que falará sobre as “Vivências do folclore no ambiente escolar”. Gerardo é autor dos livros Jogos, Brinquedos e Brincadeiras (1990) e Pedra-de-raio – Uma superstição Universal (2004), da Coleção Cadernos de Folclore, publicados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

“Aluno, um pesquisador do folclore” é o tema da palestra do dia 20, que será ministrada pela professora de Cultura Popular na Faculdade Angel Vianna (RJ) e coordenadora de exposições de arte na Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), Cascia Frade. Ela é graduada em Música, pós-graduada em Folclore e Tradições Populares Brasileiras e doutora em Educação.

Ao final de cada palestra, será entregue certificado de participação para aqueles que acompanharem o evento. O pesquisador e historiador Fábio Bueno, responsável pelo Setor Educativo do Museu do Folclore, será o mediador nos três encontros.

Os encontros fazem parte do Projeto Dialogando com o Folclore, do Museu do Folclore de São José dos Campos, e têm como tema central o “Diálogo entre educadores: o folclore e a escola”.

A Biblioteca Pública Cassiano Ricardo fica na Rua XV de Novembro, 99, Centro. Mais informações pelo telefone 3924-7318.