Museu Vivo terá percussão, bolo de mamão verde e artesanato com tecido
30/04/2015
Fachada do Museu do Folclore, em São José dos Campos
O Museu do Folclore de São José preparou para este domingo (3 de maio), a partir das 14h, mais uma edição do projeto Museu Vivo

O Museu do Folclore de São José dos Campos (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade) preparou para este domingo (3 de maio), a partir das 14h, mais uma edição do projeto Museu Vivo, com percussão, bolo de mamão verde e artesanato com retalhos. A atividade será aberta ao público, que pode acompanhar e interagir com os convidados.

A música ficará sob a responsabilidade do cearense Pedro Quadro da Silva e o piauiense Domingos Oliveira, que vão fazer uma dupla diferente, com triângulo e pandeiro.

Na culinária, Rosária Cecília dos Santos, nascida em São Bento do Sapucaí, vai fazer um bolo que inclui mamão verde na receita, que aprendeu com a avó. “Minha avó gostava de usar a fruta verde em tudo que fazia, para render”. O bolo era feito para alimentação da família no dia a dia e até para acompanhar a comida que Rosária levava para os homens que trabalhavam na roça.

A cearense Maria das Dores Gomes da Silva vai mostrar seu conhecimento no artesanato fazendo tapetes, capas de almofadas, colchas e retalhos. “Eu aprendi a costurar há muito tempo, pois minha mãe também costurava e cresci observando ela trabalhar”, conta a artesã, nascida em Crateus.

O ‘Museu Vivo’ tem como objetivo valorizar as pessoas que detêm o conhecimento adquirido espontaneamente ao longo do tempo, o chamado patrimônio imaterial, aquele que ‘vem com a pessoa’, a sabedoria de cada um. “É uma forma de incentivar estas pessoas a reconhecerem o seu próprio patrimônio cultural”, explica a cientista social Angela Savastano.

Este projeto é realizado sob supervisão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos responsável pela gestão do Museu do Folclore, em convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança