Museu realiza palestra do Projeto Dialogando com o Folclore
12/05/2015
Fachada da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo de São José dos Campos
O 2º encontro do projeto Dialogando com o Folclore será nesta quarta-feira (13), no auditório da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo

O segundo encontro do projeto Dialogando com o Folclore, do Museu do Folclore de São José dos Campos, será nesta quarta-feira (13), das 19h30 às 22h, no auditório da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo (Rua XV de Novembro, 99 – Centro). O palestrante da noite é o professor, Gerardo Guimarães.

Os interessados devem se inscrever até esta terça-feira (12) pela internet.

A palestra terá como tema ‘Vivências do Folclore no Ambiente Escolar’. Gerardo Guimarães também é escritor, pesquisador e folclorista, além de conselheiro da Academia Brasil Europa de Ciência da Cultura e da Ciência. Ele é autor de dois livros da Coleção Cadernos de Folclore, publicados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), em 1990 (Jogos, Brinquedos e Brincadeiras) e 2004 (Pedra-de-raio – Uma superstição Universal).

Outro encontro será realizado no próximo dia 20, com o tema ‘Aluno, um pesquisador do folclore’, que será apresentado por Cascia Frade, professora de Cultura Popular na Faculdade Angel Vianna (RJ) e coordenadora de exposições de arte na Universidade do Rio de Janeiro (UERJ).

Graduada em Música, Cascia Frade é pós-graduada em Folclore e Tradições Populares Brasileiras e doutora em Educação. Também é autora do 16º volume da Coleção Cadernos de Folclore, ‘Santo de Casa Faz Milagre: A Devoção a Santa Perna’, publicado em 2006. As inscrições ainda podem ser feitas até 19 de maio, também pela internet.

As inscrições para a palestra do dia 20 podem ser feitas pela internet.

A primeira palestra, ‘Museus como mediadores no estudo do folclore’, foi realizada em 6 de maio, com Lucia Yunes, coordenadora técnica do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e mestre em Educação pela PUC Rio; e Cintia Moreira, professora de Arte da Rede Pública Estadual, graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas pela FASC (Pindamonhangaba).

“Fiquei encantada com as duas apresentações, a primeira, da professora Cíntia Moreira, nos faz acreditar que de ações simples é possível transformar a nossa realidade para melhor. E nunca devemos esquecer a nossa influência individual no coletivo. Já a pesquisadora Lúcia Yunes ajuda a nossa reflexão sobre passado e presente, e que o conhecimento e a sabedoria não estão apenas em sala de aula".

Já para a professora da Univap Villa Branca, em Jacareí, Adriana Vilela de Oliveira, “ouvir outros profissionais e suas experiências é sempre gratificante para o educador. Acredito que a soma de conhecimentos e a discussão deles vem acrescentar uma energia nova às minhas vivências.”

O Projeto Dialogando com o Folclore visa ampliar o conhecimento de professores, educadores e pesquisadores a respeito da cultura popular. A organização cabe ao Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore mediante convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

O pesquisador e historiador Fábio Bueno, responsável pelo Setor Educativo do Museu do Folclore, está sendo o mediador nas palestras. Todos os participantes recebem certificado de participação ao final de cada palestra.

Informações: 3924-7318 e pelo site.