Programação do Museu do Folclore destaca as figureiras
17/08/2015
Figureira Maria Benedita dos Santos, a Dona Lili

Mergulhar no universo de uma das mais marcantes e importantes manifestações da cultura popular do Vale do Paraíba, a arte de fazer figuras. Esta é a proposta do Museu do Folclore de São José dos Campos (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade) a partir desta terça-feira (18) até o dia 11 de setembro.

As atividades terão a participação de quase 3.800 alunos de 50 escolas públicas e privadas da região, que se inscreveram na programação deste ano. As escolas municipais de ensino fundamental Irene Alves Lopes, Paula Guimarães Nunes Irma e Ilga Plusplatais, são as primeiras participantes.

Com o tema ‘A Arte das Figureiras do Vale do Paraíba’, a intenção é que os alunos, além de conhecer as figuras já prontas, por meio de duas exposições, também possam ver, por meio de vídeo e na prática, como elas são feitas. Várias figureiros de São José, Taubaté e Caçapava estarão presentes nos dias de atividades, mostrando como fazem suas figuras e conversando com os alunos.

Além de visitar a exposição permanente do museu (‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional), onde poderão conhecer o trabalho das figureiras por meio de várias peças expostas nas salas São José dos Campos, Festas e Religiosidade, os alunos terão contato com a exposição temporária montada em homenagem à figureira Maria Benedita dos Santos, a Dona Lili, falecida em junho deste ano.

A exposição temporária é composta por pertences particulares da figureira e algumas peças feitas por ela, retratando um casamento e um velório. Os acontecimentos mais marcantes da sua vida, como nascimento, casamento e nascimento dos filhos, podem ser conferidos numa ‘linha do tempo’ com textos e fotos dispostos em placas de acrílico. As figuras fazem parte da reserva técnica do museu e os pertences foram emprestadas pela família.

Os alunos assistirão, ainda, um resumo do vídeo ‘Chuvas de Anjos’, que mostra a história, os saberes e o trabalho de algumas figureiras da região, e de onde é tirado o barro, a principal matéria-prima utilizada na confecção das peças (a íntegra do vídeo pode ser visto no endereço ou na própria exposição permanente).

Virtual

O Museu do Folclore também quer aproveitar a internet para difundir ainda mais a cultura popular nas escolas. Os alunos poderão tirar fotos e gravar vídeos para postar na página do Museu do Folclore no Facebook; e os professores serão convidados a desenvolver ações pedagógicas sobre cultura popular com seus alunos e divulgar o relato das experiências no site do Museu do Folclore.

Tema será estendido

O tema deste ano será estendido para os próximos meses, para que mais escolas possam ter a oportunidade de conhecer e vivenciar o trabalho das figureiras do Vale do Paraíba. A exposição temporária que será montada em homenagem à Dona ‘Lili Figureira’ e o vídeo mostrando o trabalho das figureiras continuarão a fazer parte do roteiro de visitas no segundo semestre.

A realização do Mês do Folclore 2015 é da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e Prefeitura, com organização do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos.