Neste Final de Semana
20/08/2015
Peteca de palha de milho
Na vivência “Brinquedos Folclóricos”, as orientadoras vão transmitir a técnica de criação de petecas feitas de palha de milho

Dia do Folclore comemorado com programação especial
Para comemorar o Dia do Folclore, que será celebrado neste sábado (22), a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) preparou uma programação especial que valoriza várias manifestações populares.

Nesta sexta-feira (21), a partir das 9h, a Casa de Cultura Tim Lopes (Avenida Ouro Fino, 2520 – Bosque dos Eucaliptos) faz a vivência “Brinquedos Folclóricos”. No sábado (22), a partir das 14h, o destaque é a “Celebração do Folclore”, no Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade – Santana).

Na vivência “Brinquedos Folclóricos”, as orientadoras Fátima dos Santos e Tina Lemos vão transmitir a técnica de criação de petecas feitas de palha de milho, num encontro com a comunidade e aprendizes de oficinas da unidade, além de uma conversa sobre a memória a partir do brinquedo folclórico.

A área externa do Centro Cultural Clemente Gomes vai estar em festa neste sábado (22), a partir das 14h. A primeira atração é a oficina de Tambor de Crioula, em seguida, ocorrerão apresentações de puxada de rede, danças folclóricas, maracatu e, às 20h, a apresentação de jongo com o grupo Mistura da Raça.

Durante todo o mês, estão sendo realizadas atividades dedicadas ao folclore. De segunda a sexta-feira, o projeto “Vivenciando a Cultura Popular” oferece oficinas com artistas populares da região no Projeto Piraquara (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).

Toda quarta-feira, o público pode participar de vivências de Teatro de Mamulengos e Construção de Bonecões, a partir das 17h, na Feira Noturna do Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes – Santana).

No Museu do Folclore de São José dos Campos, também no Parque da Cidade, a atração é “A Arte das Figureiras do Vale do Paraíba”, uma atividade que reúne, até 8 de setembro, uma exposição permanente em homenagem à figureira Dona Lili, com vídeos, contação de histórias e contato com as figureiras.

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo, por meio desta programação, celebra, valoriza e cria meios para a manutenção das representações típicas da cultura popular e tradicional do Vale do Paraíba.

O Dia do Folclore é celebrado em todo o mundo no dia 22 de agosto, por esta data marcar a criação do termo “folklore” pelo arqueólogo inglês William John Thoms. Este período é dedicado à valorização da cultura nacional. Folclore é o conjunto de todo conhecimento das tradições culturais, crenças, costumes, danças, músicas e lendas que compõe a cultura de um povo.

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança