Professores Aprovaram
21/08/2015

Tema do Mês do Folclore é elogiado por participantes

‘A arte das figureiras do Vale do Paraíba’, tema escolhido pelo Museu do Folclore de São José dos Campos para a programação do Mês do Folclore deste ano, está sendo elogiado pelos professores das escolas participantes. As atividades, que começaram nesta semana, seguem até o dia 11 de setembro, envolvendo quase 3.800 alunos de 50 escolas públicas e privadas da região.

“A escolha do tema e das atividades foram bem adequadas e o roteiro da visita bem elaborado”, comentou a professora de educação infantil da EMEI José Antero Cursino, na região sul de São José, Luciana Vanin Toschi Martinez. A escola participou da programação com 16 alunos de 3 a 4 anos de idade. “Mesmo sendo pequenas, as crianças prestaram atenção, porque os monitores estavam bem preparados”, enfatizou Luciana.

A presença de figureiras durante a programação também chamou a atenção dos alunos da EMEF Irene Alves Lopes, de Paraibuna, e foi lembrada pelas educadoras que acompanharam os estudantes. “Nós já estamos trabalhando com este mesmo tema em sala de aula e os alunos querem mexer na argila, da mesma forma como fizeram com as figureiras”, ressaltou a professora de arte, Dominique dos Santos da Silva.

Na terça (18) e quarta-feira (19) participaram das atividades, respectivamente, o figureiro Luiz Paulo Ragazini e as filhas de Dona Lili (falecida em junho passado), Fátima e Francisca. Até o final da programação também participarão as figureiras Cândida, Tina e Maria José, Neuza, que é de Caçapava, Ismênia, Luciana e o figureiro Vagner de Taubaté.

Agendamento

As escolas que não conseguiram se inscrever para o período de programação do Mês do Folclore, podem agendar suas visitas para depois de 11 de setembro. A intenção do Museu do Folclore é manter as mesmas atividades, com visitas às exposições permanente e a temporária em homenagem à Dona Lili, além da exibição de um resumo do vídeo ‘Chuva de Anjos’, produzido por Susan Clemesha. O agendamento deve ser feito pelo telefone 3924-7354.

O Mês do Folclore é uma realização da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), sob coordenação do Centro de Estudos da Cultura Popular, associação social sem fins lucrativos responsável pela gestão do Museu do Folclore.

O Museu do Folclore fica na Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Mais informações pelo telefone 3924-7318.