Preservando a História
24/09/2015

Museu Municipal está funcionando no antigo prédio da Câmara

Um concerto do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos celebrou o início das atividades do Museu Municipal no prédio da antiga Câmara (Praça Afonso Pena, 28 – Centro), na noite desta quarta-feira (23). O museu vai funcionar de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 15h. A entrada é gratuita.

O Museu Municipal terá uma exposição de longa duração com obras do acervo público, com objetos de artes visuais, da Tecelagem Parahyba e da Cerâmica Weiss. “Depois de cerca de 15 anos, estamos trazendo a estrutura de museu para esse espaço, que fica no centro da cidade. É muito importante que a população tenha acesso a esse patrimônio material do município”, explicou o historiador coordenador do museu.

O prédio, onde está o museu, tem grande valor histórico para São José dos Campos. Construído em 1926, tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos (COMPHAC), o edifício também abrigou uma escola pública. Depois de passar por reformas na sua estrutura, o prédio da antiga Câmara de São José dos Campos passou a abrigar o acervo que estava no Arquivo Público.

A maior parte do acervo do Museu Municipal é de objetos que se acumularam e foram adquiridos em decorrência de ações promovidas pelo próprio Poder Público, tais como organização de salões e mostras de artes visuais e a realização de investigações atendendo às necessidades postas pelos processos de preservação junto ao pelo COMPHAC.

Outros conjuntos de objetos formaram-se por meio de ações de coleta desenvolvidas por pesquisadores vinculados à própria Fundação Cultural Cassiano Ricardo, principalmente nas áreas da cultura popular e da arte sacra. E, por fim, conjuntos menores de objetos foram recebidos por meio de doações.

“É muito importante para uma cidade inovadora como a nossa, que cultive a sua cultura e a sua história”, disse o prefeito, durante a cerimônia de abertura.

O motorista Antenor Jerônimo, de 74 anos, veio do Campos dos Alemães prestigiar o evento. “É um espaço importante para as pessoas conhecerem o passado”, comentou seu Antenor.

Criação

O Museu Municipal de São José dos Campos foi criado em 1993, pela Lei Municipal 4.447, como parte da estruturação das políticas públicas de Patrimônio Cultural sob a responsabilidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Aberto naquele ano, os acervos, até então colecionados, e os trabalhos, informalmente desenvolvidos, foram por ele incorporados em sua sede inicial, a Igreja São Benedito.

Tendo em vista a necessidade de restauração, a Igreja foi interditada em 1998 e o Museu Municipal foi transferido para a sede do Arquivo Público do Município. Após estudos, foi decidido, em 2013, que este museu tivesse como sede a antiga Câmara. Também integram como núcleos do Museu Municipal os projetos Museu do Folclore de São José dos Campos e o Museu de Arte Sacra de São José dos Campos.

Além do Museu Municipal, nos últimos três anos o Museu de Arte Sacra, a Capela São Miguel, a Igreja São Benedito foram reformados. Além disso, a prefeitura está fazendo a revitalização do histórico Cine Teatro Benedito Alves, cuja obra deve ser finalizada no primeiro semestre do próximo ano.

“Esses espaços contribuem para a revitalização do centro. Mais do que o prédio, mais do que a obra, a Fundação Cultural vem trabalhando para dar significados nesses patrimônios”, disse o presidente da FCCR Alcemir Palma, durante a abertura.