Na Quinta-feira
20/11/2015
 Museu Municipal de São José
O encontro que será realizado na quinta-feira (26), às 9h, no Museu Municipal de São José dos Campos (Praça Afonso Pena, 29 – Centro)

Museologia social é tema de encontro em São José dos Campos

Experiências em Museologia Social é o tema do encontro que será realizado na quinta-feira (26), às 9h, no Museu Municipal de São José dos Campos (Praça Afonso Pena, 29 – Centro), com o professor, museólogo, mestre em Memória Social, doutor em Ciências Sociais e poeta Mario Chagas. O evento é gratuito e aberto ao público interessado, com mediação da historiadora Maria Siqueira Santos.

Mario Chagas também se reunirá um dia antes, quarta-feira (25), com os participantes do Projeto Ecomuseu Campos de São José, desenvolvido desde março pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), com patrocínio da Petrobras. Na ocasião, ele falará sobre ‘O ecomuseu que queremos’, abordando as potencialidades de ação e transformação dos museus comunitários.

O encontro está marcado às 19h30 na unidade da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), na Rua Alexandre Souza Roberto, 20, no bairro Campos de São José.

A denominação museologia social ou sociomuseologia, segundo Mario Chagas, passou a ser mais usual após os anos 90, tomando lugar da expressão nova museologia que, desde sua origem, contextualizava diferentes ações, como museologia popular, museologia ativa, ecomuseologia, museologia comunitária, museologia crítica, museologia dialógica e outras.

“Estas múltiplas designações indicam, de algum modo, a potência criativa, a capacidade de invenção e reinvenção dessas experiências e iniciativas. Evidenciam a disposição para driblar e resistir às tentativas de normatização, estandardização e controle, perpetradas por determinados setores culturais e acadêmicos”, explica o professor Mario Chagas.

Mario Chagas é assessor do Museu da República e professor da UNIRIO, com atuação na Escola de Museologia, no PPGPMUS, no PPGMS, na ULHT e no PPGMUSEU da UFBA. Tem participação em redes e sistemas de museus e museologia espalhados pelo Brasil, e contribuí para a teoria e a prática da museologia social.

Também é um dos criadores da Política Nacional de Museus, do Sistema Brasileiro de Museus, do Cadastro Nacional de Museus, do Programa Pontos de Memória, da Política Nacional de Educação Museal e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Mario Chagas estará em São José dos Campos a convite do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Mais informações pelo telefone (12) 99633-5597 ou pelo blog do projeto: www.ecomuseusjc.blogspot.com.br

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança