Tradição
07/12/2015

Museu do Folclore inicia ciclo natalino no Parque da Cidade
Um dos presépios mais tradicionais de São José dos Campos ficará em exposição até 31 de janeiro de 2016. Com a visita de três grupos de folia de reis, na tarde desse domingo (6), o Museu do Folclore (Avenida Olivo Gomes, 100 - Santana) deu início ao Ciclo de Natal com a abertura do presépio, que esse ano foi montado pelo artista plástico Magela Borbagatto.

As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 14h às 17h. Além dessa atração, o público vai poder entrar no clima natalino com atividades gratuitas espalhadas pela cidade.

“Como o presépio é montado por uma pessoa diferente a cada ano, sempre fica de um jeito”, explica Magela, que acha importante que o poder público tome a iniciativa de resgatar essa tradição com um enfoque cultural.

Magela Borbagatto, de Jacareí, recebeu o título de Mestre da Cultura Popular do Ministério da Cultura pelo seu trabalho voltado para as figuras sacras e populares de barro, pintura primitivista e modelador de presépios.

A folclorista Angela Savastano, vice-presidente do Museu do Folclore, reforça que é importante manter o ritual de se fazer presépios. “Esse símbolo vem acompanhado de todas as ações espontâneas como missas, visitas, passeios e troca de presentes, que estão ligadas às coisas que achamos importantes, como fraternidade”.

Além do presépio do Museu do Folclore, o público também poderá visitar até o dia 18 os presépios da Casa de Cultura Rancho do Tropeiro (Rua Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo) e no Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100 - Santana). Esses presépios contam com peças modeladas em barro pela figureira Tina Lemos.

Nesta quinta-feira (10), a partir das 16h, o Centro Clemente Gomes vai receber a Folia de Reis Estrela Belém, do mestre Zé da Viola. No dia 17, a festa continua na Praça Dr. João Mendes (Jardim do Sapo), às 12h, com a Folia de Reis Esplendor do Oriente, dirigida pelo Mestre Sr. Jaime.

A Orquestra Sinfônica de São José dos Campos se vai apresentar no dia 13, às 10h, no Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meirelles de Moraes, 302 – Vila Adyana) e no dia 16, na Capela Nossa Senhora do Amor (Avenida Shishima Hifumi, 2911 – Univap Urbanova), às 20h. Eles vão tocar composições natalinas de Johann Sebastian Bach, Hector Berlioz e Georg Friedrich Händel.

Saiba mais informações sobre a programação e eventos de Natal em São José dos Campos.