FCCR
17/03/2016
Entidades lançam em São José mapeamento de ecomuseus
Um simpósio nacional para o lançamento do mapeamento dos ecomuseus e museus comunitários brasileiros começa nesta quinta-feira (17) em São José dos Campos. A abertura será às 19h no auditório do Museu Municipal (Praça Afonso Pena, 29 - antiga Câmara Municipal), para especialistas, estudiosos e interessados nas áreas.

No mesmo local, haverá uma pequena mostra de produtos artesanais produzidos por integrantes do Projeto Ecomuseu Campos de São José, desenvolvido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), com patrocínio da Petrobras. “O projeto completa um ano em março e durante o simpósio vamos apresentar um balanço do que já foi realizado até aqui”, enfatizou Maria Siqueira Santos, coordenadora das atividades. 

No sábado (19), das 9h às 12h, haverá uma visita dos participantes ao bairro Campos de São José, onde as atividades do Projeto Ecomuseu são realizadas. A intenção é mostrar um pouco do que já foi realizado com participação da comunidade local. 

O simpósio é realizado pela Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (Abremc) em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) e apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

A Abremc é uma associação civil sem fins lucrativos que tem por finalidade fomentar a criação, cooperação e divulgação de ecomuseus e museus comunitários. A entidade foi fundada em setembro de 2004 e integra o Conselho Gestor do Sistema Brasileiro de Museus. 

Em 2014, também em parceria com o CECP, realizou em São José dos Campos a III Jornada de Formação em Museologia Comunitária. Sua atual presidente é Maria Terezinha Resende Martins, do Ecomuseu da Amazônia (PA). 

Nesses dias de encontro, também será lançada a IV Jornada de Formação em Museologia Comunitária, prevista para setembro em Maranguape (CE).

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança