Nesta sexta-feira
30/06/2016

Teatro Benedito Alves reabre com a 1ª etapa do Novo Centro

Um importante espaço cultural de São José dos Campos volta a funcionar a partir desta sexta-feira (1º de julho), após 17 anos fechado. O Cine Teatro Benedito Alves da Silva (Avenida São José, 935) será reaberto a partir das 19h, com música, teatro, exposição e outras atrações culturais.

A reabertura começa com apresentação do Clube do Choro, tocando clássicos de Pixinguinha, entre interpretações de grandes nomes da música popular brasileira e sucessos internacionais. Depois, às 20h30, será realizada a entrega da primeira fase do projeto do Novo Centro e do Cine Teatro revitalizado.

Em seguida, haverá exibição de documentário sobre a revitalização do espaço, declamação de poemas, abertura da exposição Origens e apresentação da peça Maroscas, primeira a se apresentar nos palcos do Cine Teatro após a reabertura.

Idealizada pelo artista Carlos Cury, a mostra “Origens” traz peças em cerâmica que retratam a diversidade cultural indígena por meio dos trabalhos de ceramistas do Litoral Norte. A exposição tem como objetivo mostrar que a execução de artefatos em argila é um aspecto presente na maioria das comunidades indígenas brasileiras.

Já Maroscas, cujos ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação, é uma adaptação feita pelo Teatro do Rinoceronte para duas peças do russo Anton P. Tchekhov, do fim do século XIX, formando uma comédia que brinca com o jogo de aparências e com as convenções de uma sociedade decadente.

Revitalização

As obras de revitalização do Cine Teatro Benedito Alves da Silva começaram em maio. Elas foram feitas pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). Neste processo, foram preservados elementos como a fachada externa, o ladrilho hidráulico do andar superior, a boca de cena e as colunas laterais.

O espaço cultural terá agora aproximadamente 1.300 metros quadrados de área construída, com capacidade para 270 pessoas, e será voltado para apresentações de espetáculos teatrais, de dança, shows musicais e para projeção de filmes. Além disso, o Cine Teatro terá a Galeria Volpi, para as artes visuais, área para café e outras atividades.

Estão marcados para o mês de julho diversas atividades culturais como o encontro Filosofando, apresentações do grupo Duo Du Vent, Duo Brasileiríssimo, Marcilio Sousa Lima, peças infantis, entre outras atrações.

Preservado pela lei municipal 8571/12, de 5 de janeiro de 2012, o Cine Teatro Benedito Alves da Silva foi construído entre os anos de 1946 e 1950, por iniciativa da Paróquia São José. Ele foi concebido para ser salão paroquial, destinado a festas beneficentes e de cunho religioso.

Ao se tornar Cine Teatro, foi batizado de Benedito Alves da Silva em homenagem ao seu construtor. O local foi utilizado para diversas atividades culturais, principalmente a apresentação de espetáculos teatrais, de dança e projeções cinematográficas.

Programação de Reinauguração do Cine Teatro Benedito Alves:

19h - Clube do Choro
20h30 - Cerimônia de entrega
20h45 - Entrada no Saguão
21h - Vídeo documentário da história do Cine Teatro, declamação de poemas com Zenilda Lua, Camila Ferreira Paiva e contação de história com Juan Gustavo dos Santos Coutinho.
22h – Peça Maroscas

Programação de Julho