Projetos Culturais
14/10/2016
Iphan e Museu do Folclore realizam oficina de capacitação para jongueiros
Como parte das ações de salvaguarda do Jongo na região sudeste do Brasil, a unidade do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Estado de São Paulo realiza neste fim de semana a oficina de capacitação em Projetos Culturais: Elaboração, Gestão e Financiamento, no Museu do Folclore de São José dos Campos (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade) voltada a grupos desta manifestação popular.

As atividades serão realizadas no sábado (15) e domingo (16), das 9h30 às 12h30, e das 14h às 17h, voltadas exclusivamente para integrantes de grupos de jongo do estado de São Paulo. A oficina será ministrada pelo consultor e pesquisador em gestão cultural André Fonseca, graduado em Comunicação Social com habilitação em Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional.

Está confirmada a participação de 18 representantes, boa parte de jovens, dos sete grupos de Jongo existentes no Estado de São Paulo, com a participação de integrantes de Guaratinguetá, São José dos Campos, Piquete, Campinas, Indaiatuba e Embu das Artes.

Em São José dos Campos, o Grupo Mistura da Raça, comandado pelo Mestre Laudeni de Souza, tem uma forte atuação na comunidade joseense e também do Vale do Paraíba. Ele participa de projetos e atividades que contribuem para a preservação e a transmissão do saber dessa manifestação da cultura popular brasileira.

O jongo é uma expressão afro-brasileira caracterizada pela percussão de tambores e dança coletiva.

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança