FCCR
27/10/2016
A presença da cultura afro-brasileira no Sudeste: Jongo, Batuque e Reinado/Congado’
Curso gratuito de extensão com o tema: ‘A presença da cultura afro-brasileira no Sudeste: Jongo, Batuque e Reinado/Congado’

Unifesp realiza curso gratuito em parceria com Museu do Folclore

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do campus de São José dos Campos, está oferecendo um curso gratuito de extensão com o tema: ‘A presença da cultura afro-brasileira no Sudeste: Jongo, Batuque e Reinado/Congado’, voltado a educadores e interessados.

 São 50 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas pela internet. O curso será realizado nos dias 3, 10 e 17 de novembro, das 14h às 16h30, no Centro de Formação do Educador (CEFE - Avenida Olivo Gomes, 250) e dia 24 na Unifesp do Parque Tecnológico (Avenida Cesare Mansueto Giulio Lattes, 1201).

 A carga horária será de 30 horas, com parte teórica (horas dos encontros presenciais) e prática (horas de pesquisa e entrega de atividade didática). Haverá entrega de certificado aos participantes, do Museu do Folclore (de 18 horas) e da Unifesp (12 horas).

 Para realização do curso, a Unifesp conta com a parceria da Associação Cultural Cachuera! do Museu do Folclore de São José dos Campos, do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e da Prefeitura de São José.

 Objetivos

 Contribuir na formação de professores e de agentes culturais para o cumprimento das Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008, para o ensino da história e cultura dos povos indígenas e afro-brasileiros nas escolas do país. Valorizar a diversidade cultural e a história de diferentes povos indígenas, africanos e afro-brasileiros que tiveram e têm um papel importante na formação da sociedade brasileira, destacando práticas culturais, personagens e acontecimentos históricos que estão ausentes das propostas curriculares oficiais das escolas brasileiras.

 Possibilitar o conhecimento de três expressões culturais de origem afro-brasileira presentes na região sudeste por meio de vivências (práticas de música e dança) e do acesso a materiais didático-audiovisuais atualizados produzidos pela Associação Cultural Cachuera! que serão apresentados durante o curso e disponibilizados para as escolas, universidades e centros culturais frequentados pelos participantes.

 Elaborar, em conjunto com os participantes, propostas pedagógicas e culturais de ensino a partir de uma visão crítica da formação da sociedade brasileira, que unam a prática e o conhecimento dessas três expressões culturais afro-brasileiras.

 Mais informações pelo telefone 3924-7318 ou pelo site do Museu do Folclore. 

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança