Cultura popular
19/01/2017
Presépio do Museu do Folclore
O presépio fica aberto até o dia 29, quando uma cerimônia religiosa reunirá 17 grupos de folias de reis da região e de Minas Gerais

Chegada das Bandeiras encerra Ciclo de Natal em museu
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realizará no dia 29, último domingo deste mês, das 9h às 17h, a XX Chegada das Bandeiras. O encontro ocorre no Museu do Folclore de São José dos Campos e é aberto ao público. Às 11h está programada uma cerimônia religiosa, com benção das bandeiras.

A manifestação terá a participação de 17 grupos de Folias de Reis de cidades do Vale do Paraíba e de Minas Gerais (veja abaixo) e marcará o encerramento do Ciclo de Natal e o fechamento do presépio no museu, montado pelo técnico em artes gráficas João Bosco Rangel da Silva, joseense de 54 anos.

Este encontro de Folias de Reis no Museu do Folclore ocorre há vinte anos e faz parte das visitas desses grupos às residências e outros lugares durante o Ciclo de Natal. Geralmente as pessoas solicitam a presença de uma Folia de Reis em suas casas por devoção a Santos Reis ou em razão de pagamento de promessas recebidas.

Grupos de Folias de Reis

São José dos Campos: Cia de Reis Esplendor do Oriente (Jd. Satélite), Cia Irmandade Santos Reis (Pq. Novo Horizonte), Cia dos Três Reis Estrela do Oriente (Jd. Oriente), Folia de Reis São Vicente de Paula (Vila São Geraldo), Folia de Reis Estrela de Belém (Jd. Telespark), Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha (Buquirinha), Folia de Reis de Santana (Santana), Folia de Reis do Mestre Zé Mira (Putim) e Folia de Reis de São José (Vila Rubi).

Outras cidades do Vale do Paraíba: Folia de Reis Sertão da Onça (São José do Barreiro), Folia de Reis Alferes Bento (Paraibuna), Folia de Reis Filhos do Oriente (Jacareí), Folia de Reis da Paróquia Nossa Senhora da Esperança (Caçapava) e Folia de Reis Nossa Senhora do Guadalupe (Jacareí).
Minas Gerais: Folia de Reis Nossa Senhora Aparecida (São Lourenço), Folia de Reis Celia Regina (Cambuquira) e Folia de Reis do Zé Marquim (Conceição do Rio Verde).

Trinta anos

O Museu do Folclore de São José dos Campos funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que mantém convênio com a FCCR. Em dezembro o museu completará 30 anos de existência.

O Museu do Folclore está localizado no Parque da Cidade, à Avenida Olivo Gomes, 100, Santana. Mais informações pelo telefone 3924-7318 ou pelo site www.museudofolclore.org.

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo