Oficina ensina idosos a preparar receitas saudáveis
05/05/2017

Carregando imagens...

Manter bons hábitos alimentares é importante em qualquer momento da vida. Afinal, o consumo de alimentos mais saudáveis ajuda a prolongar a longevidade, melhora o humor e ainda previne o aparecimento de doenças como colesterol alto, hipertensão e sobrepeso. Foi com esse objetivo que 17 idosos participaram na manhã desta sexta-feira (5), da oficina de culinária na Casa do Idoso Norte, em São José dos Campos.
                                      
Na oficina, os idosos preparam uma entrada e um prato principal a base de alimentos simples. O cardápio contou com entrada de caldo de ervilha e, como prato principal, risoto de açafrão com alho poró.

A nutricionista Mariana Godoy esclareceu sobre a importância de incluir na alimentação verduras, legumes e grãos. “A ervilha tem em sua propriedade cálcio e proteína, o que favorece o aumento da massa magra na saúde do idoso”.

Para o casal José Benedito da Silva e Maria do Carmo Silva, ambos de 72 anos, a experiência é muito válida por mostrar técnicas baratas e deliciosas. “Nós sempre participamos das oficinas e o resultado para a saúde é muito bom, inclusive fazemos as receitas em casa e a comida é muito saborosa”, disse Maria.

Eliza Icone Ribeiro da Silva, 64 anos, afirma que a oficina mudou a vida dela. “Quando comecei a frequentar a oficina, eu pesava 80 kg. Perdi 12 kg graças à mudança que fiz na minha vida e com o que aprendi aqui. Hoje me sinto com humor melhor e mais fortalecida. Para o dia das mães, vou aproveitar e fazer o cardápio de hoje”.

Na região norte, a oficina abriu a programação de atividades comemorativas ao dia das mães. Outras atividades estão previstas para acontecer também nas outras três unidades da Casa do Idoso, a partir da próxima semana, em todas as regiões da cidade, sob a coordenação da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Mais notícias
Apoio Social ao Cidadão