Alunos de pós-graduação têm aula prática no Museu do Folclore
05/05/2017

Carregando imagens...

O Museu do Folclore de São José dos Campos recebe neste sábado (6) um grupo de 15 alunos do curso de pós-graduação em Cultura Popular da Universidade do Vale do Paraíba (Univap). O grupo realizará uma aula prática do módulo ‘Cultura, um campo interdisciplinar’, que será conduzida pelo professor e antropólogo Hugo Ricardo Soares. 

Tendo como inspiração a exposição permanente do Museu do Folclore (Patrimônio Imaterial: Folclore e a Identidade Regional), os alunos realizarão, pela manhã, uma pequena pesquisa etnográfica, que consiste em observar e levantar hipóteses para tentar descrever o que está ocorrendo na sociedade em relação aos costumes, crenças e tradições. A tarde o grupo volta a se reunir no museu para sistematizar os dados levantados.

A pesquisa será realizada no entorno do museu, nas dependências do Parque da Cidade (onde está localizado o museu), e também em outros pontos da cidade. “Nada melhor do que o ambiente do Museu do Folclore para servir de inspiração aos alunos”, destacou o professor Hugo Soares.

Uma segunda aula prática está programada para acontecer no sábado seguinte, dia 13, também no Museu do Folclore, como parte do módulo ‘História e Memória’, da professora e coordenadora do curso, Zuleika Stefania Sabino Roque. “Durante todo o curso, previsto para terminar em setembro de 2018, teremos novas aulas práticas”, explicou a coordenadora. 

Para a cientista social e folclorista Angela Savastano, “a realização dessas aulas práticas contribuem para enriquecer ainda mais o papel do Museu do Folclore na sociedade e mostrar a sua importância em colaborar para a formação, informação e divulgação da cultura popular da região”.

O Museu do Folclore que fica à avenida Olivo Gomes, 100, no Parque da Cidade, em Santana, zona norte da cidade, foi criado há trinta anos pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e sua gestão é realizada pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Mais informações: 3924-7318 ou www.museudofolclore.org 

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo