Direitos do Consumidor
01/06/2017

Carregando imagens...

Frequentadores da Casa do Idoso têm orientações do Procon
Cerca de cem idosos participaram, na tarde desta quinta-feira (1º), da palestra sobre os direitos dos idosos nas relações de consumo, realizada pelo Procon na Casa do Idoso Centro em São José dos Campos.

Durante a palestra, os técnicos do órgão orientaram os presentes sobre os direitos de reclamação sobre plano de saúde (Estatuto do Idoso, reajustes, discriminação, coberturas e esclarecimentos), transporte (critérios para gratuidade e descontos garantidos em lei) e educação financeira (empréstimo e cartão de crédito consignados).

Para a frequentadora da casa, Josefa Ambrósio de Souza, 67 anos, o que chamou mais a atenção foi a questão do transporte. “Vim para saber sobre a questão do transporte, pois eu viajo sempre para Presidente Prudente (SP), para a casa de familiares e não sabia que o idoso tinha direito à passagem gratuita. Hoje fiquei sabendo que os idosos tem direito a duas poltronas”, disse a moradora do Bosque dos Eucaliptos (zona sul).

Empréstimo consignado também foi outro ponto que chamou a atenção na palestra. “Sempre recebo ligações de pessoas oferecendo empréstimos e cartões. Agora já pude entender que preciso estar atento, tanto no valor quanto no contrato”, afirmou Antônio Luiz Ferreira, 68 anos, do Jardim da Granja (região leste). 

Desde o começo do ano, o Procon, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, realiza várias atividades para resguardar os direitos dos consumidores e promover a cidadania. Uma delas é a programação de palestras em empresas, escolas, entidades e órgãos públicos. Esses encontros procuram levar orientações à população, principalmente para incentivar o consumo consciente e a educação financeira.

Mais notícias
Apoio Jurídico