Programa no Museu
14/08/2017
Ilustração: homem colhendo milho
O tema da programação especial do Mês do Folclore deste ano é a cultura do milho

Mês do Folclore tem participação de 2.500 alunos de 23 escolas
Mais de 2.500 alunos de 23 escolas municipais, estaduais e particulares de São José dos Campos e Jacareí participarão da programação especial do Mês do Folclore 2017, no Museu do Folclore. A programação será realizada de 22 de agosto a 1º de setembro e terá como tema a cultura do milho, sob a ótica da cultura popular. 

As atividades acontecerão de manhã e à tarde (das 9h às 10h30, das 10h30 às 12h, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h), sempre sob a coordenação de mediadores do Museu do Folclore. 

Durante oito dias os alunos vão conhecer como o milho está presente nos costumes, nas superstições, na poesia e no cordel, na profissão e na música. Também vão saber a diferença entre o milho seco e o milho verde, como cada tipo é processado, e como ele é aproveitado na culinária. 

Um jogo da memória, uma ‘roça de milho’ e uma exposição de objetos feitos com a palha do milho, também estão previstos no roteiro, que será finalizado com a degustação de uma pipoca feita na hora, por um pipoqueiro de profissão.

Encontro com professores

Os professores que acompanharão os alunos durante as atividades participaram de encontros no Museu do Folclore nesta segunda-feira (14). Eles tomaram conhecimento da programação e poderão trabalhar com o tema em sala de aula, antes da participação dos alunos. 

O Mês do Folclore é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e acontece por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Museu do Folclore, que tem sua gestão sob responsabilidade do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. 

Museu do Folclore de SJC
Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7318

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo