Operação Verão
31/10/2017

Carregando imagens...

Evento reúne defesas civil de toda a região

Cerca de 200 pessoas, entre representantes das defesas civis das 39 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, participaram nesta terça-feira (31) da Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão, no Parque Tecnológico, na zona leste de São José dos Campos. 

O treinamento, feito pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e com apoio da Prefeitura, se estende até esta quarta-feira (1º), com programação das 9h às 17h. Os organizadores abordarão temas importantes como valores acumulados de chuva, informações meteorológicas, vistoria de campo e exercícios práticos e avaliação. A participação é gratuita.  

“São José dos Campos aderiu às várias campanhas ao longo do ano e tem realizado um trabalho muito importante junto às comunidades, com investimento em infraestrutura e preparo de voluntários”, disse a coronel Helena dos Santos Reis, secretária da Casa Militar e que está à frente da Coordenadora Estadual de Defesa Civil. 

Segundo ela, esse é o momento certo para que as cidades se preparem para o período de chuva. “Essa oficina serve para preparar e unir as Defesas para atuarem em áreas de risco, prevenindo e preparando a população para eventuais casos de ocorrências”. 

O montanhista Marcos Vinicius Pereira Santos, 27 anos, é voluntário da Defesa Civil de São Bento do  Sapucaí. A paixão e o respeito pela natureza foram os principais motivos que o levou a se tornar um voluntário na cidade. “Há pouco tempo tivemos três grandes incêndios e conseguimos. Agora, com esse treinamento ficaremos mais aptos”, contou. 

Prevenção de acidentes 

A Operação Verão da Defesa Civil é realizada todos os anos, entre 1º de dezembro a 31 de março, período de maior incidência de chuvas. Além do Vale do Paraíba, a operação acontecerá também nas regiões de Sorocaba, Campinas, Baixada Santista e Região Metropolitana de São Paulo. 

Segundo a Defesa Civil de São José, a oficina tem como objetivo capacitar os agentes para as novas práticas operacionais preventivas a fim de minimizar os danos causados por eventos naturais, como deslizamento de terra e inundações em áreas de risco, por exemplo, contribuindo com os planos preventivos do município.   

Durante os encontros, temas como registro de comunicação preliminar de ocorrência, procedimentos de assistência humanitária, estrutura dos planos preventivos, índices acumulados de chuva, informações meteorológicas e exercício práticos são abordados pelos pesquisadores.  

Serviço

Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão

Quando: quarta-feira (1º), das 8h às 17h 

Parque Tecnológico (Estrada Dr. Altino Bondensan, 500 - Eugênio de Melo)

Entrada gratuita

Mais notícias
Proteção ao Cidadão