06/08/2010
Campanha de Prevenção a Queimadas está intensificada desde maio

Prefeitura intensifica campanha contra queimadas em agosto
A Prefeitura de São José dos Campos intensificou a campanha de Prevenção a Queimadas, iniciada em maio no município. Diversas ações serão realizadas em várias regiões da cidade, com enfoque para a Orla do Banhado, com o objetivo de orientar a população sobre os prejuízos provocados por esse tipo de incêndio tanto ao meio ambiente quanto à saúde pública.

As atividades foram apresentadas nesta sexta-feira (6) pela Secretaria de Meio Ambiente, que  coordenada a campanha em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Especial de Defesa do Cidadão.

Uma das ações previstas será o treinamento de brigadas de combate a pequenos incêndios que capacitará cerca de 150 pessoas da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Meio Ambiente, e que será ministrado pelo Corpo de Bombeiros. A capacitação terá um total de 16 horas e será realizada na sede do Corpo de Bombeiros da Vila Industrial, a partir desta terça-feira (10) até o domingo (15).

Um terceiro grupo será treinado no distrito de São Francisco Xavier, na sub-prefeitura, na quinta (12) e na sexta-feira (13). O objetivo do treinamento é ter pessoas preparadas para atuar em combate a incêndios de pequeno porte. Os incêndios de grande porte, que representam risco à vida ou ao patrimônio/propriedades, continuará sendo atendido pelo Corpo de Bombeiros.

A fiscalização tem sido outro importante instrumento utilizado pela Prefeitura. Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente designou em julho um fiscal para atender exclusivamente as denúncias de queimadas ocorridas na cidade.

Números

Somente no primeiro semestre deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu 113 denúncias de focos de fogo em toda a cidade. Em 2009, foram registradas durante todo o ano 72 denúncias. A Defesa Civil atendeu 51 chamados, durante todo o ano de 2009, para apagar focos de fogo. Neste ano, até o dia 31 de julho foram realizados 32 atendimentos.

No início do mês de julho, uma grande área particular no distrito de São Francisco Xavier teve problemas com um incêndio, durante um fim de semana. O problema só foi resolvido com a ajuda de voluntários, apoio da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente.

As queimadas prejudicam o solo, destroem a vegetação, matam animais silvestres além de trazer prejuízos à saúde. Elas ainda contribuem para o efeito estufa devido à emissão de dióxido de carbono, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio.

Educação Ambiental

O trabalho de prevenção também é de fundamental importância na campanha. Ações educativas já vem sendo realizadas como orientação e conscientização nas ruas da cidade (enfoque no Banhado), distribuição de material educativa (folders e cartazes) e anúncios nos meios de comunicação de São José dos Campos.

Além disso, todas as quartas-feiras a Assessoria de Educação Ambiental recebe na Secretaria de Meio Ambiente as pessoas e/ou empresas que foram notificadas pela fiscalização para uma ação educativa.

Banhado

Por ser uma importante área de vegetação com animais silvestres e que contribui para a melhoria da qualidade do ar na região urbana de São José, o Banhado tem uma atenção especial da Prefeitura, que concentra esforços para inibir e prevenir as queimadas no local. Para isso, tem realizado ações educativas em toda a extensão da Orla além de orientações aos moradores e até mesmo aplicação de multas aos proprietários das áreas queimadas.