Folia
01/03/2006
Carnaval em São José atrai 80 mil pessoas
O carnaval de 2006 em São José dos Campos atraiu uma grande multidão na avenida Teotônio Vilela. De acordo com a Polícia Militar, a previsão o público presente nos quatro dias soma aproximadamente 80 mil pessoas.

A Prefeitura Municipal organizou uma folia com muita segurança. Trabalharam na avenida nos quatro dias 200 homens, entre policiais militares, guardas municipais e seguranças particulares.

Uma equipe de saúde, com uma ambulância equipada, esteve todo o tempo de plantão na avenida. Sete agentes de saúde entregaram preservativos ao público. Quinze integrantes da defesa civil e outra ambulância também estavam de prontidão.

No sábado, a abertura oficial do carnaval de rua deste ano ficou por conta do bloco Pirô-Piraquara e do trio elétrico com a Banda 4 Estações, que balançaram a galera na avenida do samba.

A Folia nos bairros

A prefeitura realizou carnaval em vários pontos da cidade. Foram matinês, apresentações de trios elétricos e bailes nos bairros Novo Horizonte, Galo Branco, Campos de São José, Jardim Morumbi, Motorama, Alto da Ponte, Satélite, Campo dos Alemães e nos distritos de Eugênio de Melo e de São Francisco Xavier. Tudo ocorreu dentro do previsto e com muita tranqüilidade.

As campeãs

A Acadêmicos do Satélite venceu a disputa no Grupo Especial do carnaval joseense. O segundo lugar ficou com a Estrela de Prata, e o terceiro com a Unidos da Vila.
No grupo 1, o bloco Raízes Jovens foi a vencedora e passa a integrar o Grupo Especial no próximo ano. A segunda colocação ficou com a Sol Nascente, e a terceira com Santa Cruz.

GRUPO ESPECIAL

Com 213 pontos, a Acadêmicos do Satélite sagrou-se campeã do carnaval joseense pela nona vez consecutiva. O enredo da agremiação, “Um negócio da China”, empolgou a multidão com um desfile luxuoso e com alegorias impecáveis.

A Acadêmicos do Satélite foi a última escola do grupo especial a passar pela avenida do samba na segunda-feira, dia 27. Trouxe para a avenida bonecos de dragões, apresentações de lutas marciais e imensos carros alegóricos.

A disputa acirrada deu o segundo lugar à Estrela de Prata, da Vila Maria, conquistando 212 pontos. O enredo da escola, “Etep 50 anos de Tecnologia na Passarela”, agradou os foliões na avenida, que cantaram o samba-enredo o tempo todo.

O grupo especial contou com a apresentação da Bateria Mirim da Liga, que agradou a platéia pela beleza e pelo profissionalismo das aproximadamente 35 crianças que desfilaram no carnaval.

A terceira colocação foi para a Unidos da Vila, representante da Vila Letônia, que obteve 200 pontos. A escola tem uma larga carreira de campeã de carnavais desde os anos 80. Neste ano a agremiação apresentou o enredo “Ecologia, Progredir sem Destruir”. As fantasias, bem elaboradas, foram feitas de matérias recicláveis acompanhando o enredo da escola.

A Império da Vila, outra representante da Vila Letônia, que levou para a avenida o enredo “Caraguatatuba: A Porta de Entrada do Litoral Norte”, ficou em quarto lugar na disputa, com 196,5 pontos. As alegorias faziam referências às praias, ao sol, à lua, aos pescadores da bela cidade.

GRUPO 1

No domingo, dia 26, quatro escolas do Grupo 1 entraram na avenida do samba em São José dos Campos. Com alguns atrasos na entrada das escolas, a empolgação foi até de madrugada. A Raízes do Sol foi a campeã deste ano e vai desfilar no Grupo Especial em 2007.

A abertura do carnaval no domingo ficou por conta da Filhos do Sol, de Santana. Com muitos campeonatos vencidos na categoria de bloco, a escola apresentou o enredo “Progresso da Tecnologia Cheguei a Internet e no Samba Cliquei”. Este ano recebeu 197 pontos e foi a quarta colocada na competição. A comissão de frente, fazendo alusão aos homens da caverna, agradou o público presente.

A Acadêmicos da Santa Cruz, que já foi vice-campeã do primeiro grupo, trouxe para a avenida o enredo “Amazonas um Gigante Verde pela Própria Natureza”. Empolgou a platéia com alegorias vibrantes e criativas. Ficou em terceiro lugar, com 198,75 pontos.

Representante da Vila Maria, a Martim Cererê inundou a avenida com as cores verde e rosa. O enredo deste ano foi “Deuses Gregos e Romanos uma Festa para Baco”. Mas não conseguiu agradar a comissão julgadora e recebeu 189,25 pontos, sendo rebaixada
Com 10 anos de carnaval, o bloco Sol Nascente mostrou sua trajetória na avenida e conquistou a segunda colocação, com 201 pontos. Outro representante do centro de São José, o bloco alegrou a multidão com uma comissão de frente bem treinada e carros alegóricos coloridos.

A ultima escola a desfilar no domingo foi a representante da região sul, Raízes Jovens, que acabou vencendo a competição, com 210,5 pontos. No ano que vem a escola sobe para o grupo especial. Com muita empolgação, a agremiação apresentou o enredo “Nos olhos do Falcão, Mistério e Fascinação... É carnaval, Cerveja uma Paixão Nacional”.

Na última noite de festa 450 integrantes da escola de samba Acadêmicos do Tatuapé, da capital, desfilaram na avenida do fechando o carnaval deste ano em São José.

Classificação Grupo Especial Classificação Grupo I
1º Acadêmicos do Satélite – 213 pontos 1º Raízes Jovens – 210.5 pontos