A Cidade Foi Convidada
09/04/2015
Palestra sobre mobilidade na Colômbia
A Prefeitura foi convidada para participar de Workshop sobre Mobilidade Urbana promovido pela Universidade de Ibagué, na Colômbia

São José apresenta projetos sobre mobilidade urbana na Colômbia
A Prefeitura de São José dos Campos foi convidada para participar de um Workshop sobre Mobilidade Urbana promovido pela Universidade de Ibagué, na Colômbia. O evento teve início nesta quinta-feira (9).

São José está sendo representada pela Diretora de Trânsito da Secretaria de Transportes, que falou aos participantes sobre os principais avanços do município na área.

“Apresentamos a elaboração do Plano de Mobilidade, a ampliação da nossa malha cicloviária e principalmente as mudanças de conceitos que estão sendo reforçadas na cidade, priorizando pedestre, ciclistas e usuários do transporte público”, ressaltou a diretora.

O Workshop trouxe o tema “Repensar la Movilidad” e faz parte de um projeto de pesquisa entre as três instituições (Ipplan, ITA e UNIBAGUE) e pretende desenvolver um modelo baseado em agentes, com foco no comportamento dos indivíduos para analisar o que ele leva em conta no momento de decidir qual modal de transporte irá usar.

O convite surgiu por meio de uma parceria entre São José dos Campos e a Universidade de Ibagué, que teve início em 2013, quando a cidade sediou um encontro de pensadores sistêmicos latino-americanos, o ELAPDIS (Escuela Latinoamericana de Pensamiento y Diseño Sistémico), realizado pelo Ipplan e pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Plano de Mobilidade

A elaboração do PlanMob em São José dos Campos segue avançada e está sendo finalizado com base na Lei Federal 12.587/2012, que prevê que os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem planos que privilegiem os deslocamentos feitos a pé, de bicicleta e por transporte público coletivo.

A principal meta é traçar, junto com a comunidade, políticas de melhorias na infraestrutura urbana e na utilização do espaço viário com metas de curto, médio e longo prazo que proporcionem à população condições adequadas ao exercício da mobilidade.

O andamento de todas as etapas do PlanMob está disponível na internet, no site da Prefeitura de São José dos Campos.