Prefeitura Municipal de São José dos Campos

27/01/2014
Cultura Popular
Ciclo de Natal termina com apresentação de nove folias
Imagem mostra cenas da "Chegada das Bandeiras" , que marcou o fim do ciclo de natal
O Ciclo de Natal do Museu começou no dia 8 de dezembro de 2013 e terminou no domingo (26) de janeiro
 

O domingo (26) foi de muita devoção e alegria no encerramento do Ciclo de Natal na área externa do Museu do Folclore (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade), Santana, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Participaram da XVII Chegada das Bandeiras,nove folias do Vale do Paraíba e do sul de Minas Gerais.

A “Chegada das Bandeiras” marca o fechamento do presépio do Parque da Cidade. Todas as folias entoaram cantos, visitaram a manjedoura onde está o menino Jesus e receberam bênçãos. O encontro de folias no Museu do Folclore é uma tradição em São José dos Campos. Todos os anos, no mês de janeiro, os grupos se reúnem no Parque da Cidade para encerrar a peregrinação feita a diferentes presépios durante o Ciclo de Natal.

Essa é a primeira vez que o estudante Wesley Bernarndo da Silva, de 12 anos, participou do encontro. Durante as visitas às casas ele foi um dos marombos da Folia de Reis de Conceição do Rio Verde. “Sempre gostei muito de ver meu avô e meus tios participando da festa, esse ano eu decidi acompanhá-los”, disse ele.

O mestre Leonardo de Oliveira comandou a Folia de São Vicente de Paula, da Vila São Geraldo, o último grupo a passar pelo presépio. Para ele, que participa das folias há 21 anos, é uma imensa alegria visitar as casas durante esse período. “É muita emoção em cada visita, somos sempre bem recebidos. Eu vou continuar a fazer isso até quando Deus me der vida”, comentou Leonardo.

No fim do dia, os participantes receberam as bênçãos do diácono José Márcio, da Paróquia Santa Inês. A missa trouxe muita emoção para quem estava no Parque da Cidade. O encarregado de obras Juraci Afonso era um deles. “Isso renova essa tradição de mostrar como foi o nascimento do menino Jesus para que o pessoal mais jovem possa conhecer”, explicou. 

O Ciclo de Natal do Museu começou no dia 8 de dezembro de 2013. A organização para o recebimento das folias, a montagem e desmontagem do presépio, é do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), organização social sem fins lucrativos que mantém convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) para gestão do Museu do Folclore.

 

Acessado em 14/11/2019 através do endereço http://servicos2.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=15947