Prefeitura Municipal de São José dos Campos

28/01/2015
Tema Pedagógico
Brinquedoteca do Museu do Folclore inspira projeto em escola particular
Brinquedoteca do Museu do Folclore
O acervo é formado por quase 200 brinquedos populares criados por artistas e artesãos, além de livros infantis, CDs e DVDs
 

A brinquedoteca do Museu do Folclore (Av. Olivo Gomes 100), no Parque da Cidade, já está inspirando projetos em instituições educacionais da cidade. Nesta terça-feira (27), por exemplo, um grupo de sete professores do Colégio Plural, da rede privada, conheceu o espaço para obter informações e subsídios úteis na abordagem do ‘brincar’ como tema pedagógico a ser desenvolvido pela escola neste ano.

“Em razão do tema que definimos, estamos buscando experiências como a da brinquedoteca do Museu do Folclore. A visita foi bastante proveitosa e as sugestões apresentadas serão muito úteis para o nosso dia a dia”, explica a coordenadora pedagógica da instituição, Terezinha Teles de Souza. Ela vai disseminar as experiências adquiridas na biblioteca entre os quase 300 alunos de educação infantil e ensino fundamental do colégio.

A presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), enfatizou a importância desse tema para os alunos, pois o lúdico é fundamental. Ela também sugeriu que, durante as brincadeiras, as crianças sejam observadas. "O resultado desta observação pode gerar muitas outras ações pedagógicas”, destacou.

A brinquedoteca foi inaugurada em maio de 2013, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Programa de Ação Cultural, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), do Senac de São José (por meio do movimento Rede Social) e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.  Desde então, funciona numa sala ao lado da biblioteca do Museu.

O acervo é formado por quase 200 brinquedos populares criados por artistas e artesão de São José dos Campos, da região e de outros estados, além de livros infantis, CDs e DVDs voltados à cultura popular.

Mais informações sobre a brinquedoteca e o Museu do Folclore podem ser obtidas pelo telefone 3924-7318.

 

Acessado em 14/11/2019 através do endereço http://servicos2.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=19538