Prefeitura Municipal de São José dos Campos

18/05/2015
No Parque da Cidade
Lendas e contos sobre borboletas são temas da 13ª Semana de Museus
Parque da Cidade de São José dos Campos
As atividades da 13ª Semana de Museus serão no Parque da Cidade, em Santana, a partir desta terça (19) até sexta-feira (22)
 
O Museu do Folclore de São José dos Campos e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura realizam a partir desta terça (19) até sexta-feira (22) a 13ª Semana de Museus, que tem como tema ‘Museus para uma sociedade sustentável’. As atividades serão no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100), em Santana.

A programação envolve um grupo de 340 alunos de sete escolas do município (de 3 a 12 anos de idade) e terá como foco as borboletas, consideradas indicadores para monitoramento ambiental.

Estão previstas atividades como contação de histórias, dobradura, canto e passeio (todas relacionadas à borboleta), além de uma visita monitorada ao Borboletário Municipal Asas de Vidro.

Segundo a cientista social Angela Savastano, presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), “por meio de cantos, versos e manifestações a cultura popular contribui para preservar, louvar e proteger importantes elementos da natureza.”

A 13ª Semana de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, em parceria com os museus brasileiros. O tema é escolhido anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).

A coordenação em São José é do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), associação social sem fins lucrativos que mantém convênio com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) para gestão do Museu do Folclore.

Escolas participantes

Terça-feira (19): EMEI José Madureira Lebrão (Jardim Mariana II) – 25 alunos (3 anos) e EMEI Professor Ladiel Benedito de Carvalho (Parque Interlagos) – 25 alunos (4 anos).

Quarta-feira (20): EMEI Maria Anita (Bosque dos Eucaliptos) – 25 alunos (4 anos) e Casa dos Pandavas Escola Aberta (São Dimas) – 15 alunos (7 a 12 anos).

Quinta-feira (21): EMEI Maria da Gloria Mariano Santos (Jardim Telespark) – 35 alunos (3 a 4 anos), EMEF Vera Lúcia Carnevalli Barreto (Santana) – 30 alunos (7º ano) e EMEI Maria da Gloria Mariano Santos (Jardim Telespark) – 35 alunos (3 a 4 anos).

Sexta-feira (22): Legião da Boa Vontade – 150 alunos (6 a 12 anos).

 

Acessado em 14/11/2019 através do endereço http://servicos2.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=20532