Museu do Folclore abre inscrições para leituras dramáticas
18/04/2012
Foto
Os estudantes participam da atividade na área externa do Museu, onde as histórias são contadas

O Museu do Folclore de São José dos Campos abriu inscrições para escolas de ensino fundamental, públicas e privadas, interessadas em participar da atividade Leituras Dramáticas, que ocorrerá durante a 10ª Semana de Museus. As inscrições seguem até o próximo dia 30 e as vagas são limitadas a 160 alunos, de 9 a 11 anos de idade.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente, na secretaria do Museu do Folclore, por telefone 3924-7318 ou por e-mail (sec.museufolclore@fccr.org.br). No ato da inscrição é necessário informar o nome da pessoa responsável que acompanhará os alunos ao Museu do Folclore.

A atividade será realizada durante todo o dia 15 de maio em quatro horários diferentes: 9h, 10h30, 14h e 15h30, com grupos de até 40 alunos por escola. Os estudantes serão acomodados na parte externa do museu, onde vão ouvir a leitura de histórias feita por um grupo de atores. Os alunos também visitarão a biblioteca e a exposição de longa duração do museu.

A proposta é incentivar a leitura de títulos infantis voltados para a cultura popular, que podem ser encontrados na Biblioteca Maria Amália Correa Giffoni do Museu do Folclore. “A intenção é que, por meio da leitura dramática, os alunos possam ser estimulados a imaginar as histórias e entender porque elas se caracterizam como folclore”, explica Angela Savastano, presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), entidade responsável pela administração do Museu do Folclore e pela organização do evento.

Semana dos Museus

A 10ª Semana dos Museus é realizada anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), por iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura. A edição deste ano ocorrerá entre 14 e 20 de maio. Neste período, instituições de todo o país promoverão mais de 3.400 eventos em torno do tema ‘Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações’.

O Museu do Folclore fica na Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, em Santana. Outras informações pelo telefone 3924-7318.

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo