Centro de Estudos de Cultura Popular tem nova presidente
01/10/2013
A professora Vera Maria Almeida Rodrigues da Costa foi eleita presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). Doutora e mestre em comunicação e semiótica, ele ficará a frente da entidade por um mandato de dois anos (2013/2015). 

O CECP é uma associação social sem fins lucrativos responsável pela gestão do Museu do Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), com quem a entidade mantém convênio. 

Vera Costa é a sétima presidente eleita do CECP e assume o lugar da cientista social Angela Savastano, que permanece na diretoria da associação como vice-presidente. O empresário Cristovão Cursino, vice na gestão anterior, assume agora a função de diretor administrativo-financeiro da entidade. Nesta quarta-feira (2), Vera Costa faz a primeira reunião de trabalho com Angela Savastano. 

Vera Costa foi secretária municipal de Educação da Prefeitura de São José no período de 1989 a 1991; coordenadora do curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda e Jornalismo (1982 a 2007) e diretora da Faculdade de Comunicação e Artes (1998 a 2006) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Em 1991, recebeu da Câmara Municipal de São José, o título de cidadã joseense por serviços relevantes prestados à comunidade.

História

O CECP foi fundado em abril de 1999, por iniciativa de seis pessoas ligadas à extinta Comissão de Folclore da FCCR e tem por finalidade o estudo, pesquisa, valorização e estímulo de toda expressão espontânea da cultura popular. Foi declarado de utilidade pública pela Prefeitura de São José dos Campos em outubro de 2011.

Além do Museu do Folclore, o CECP também é responsável por vários projetos e programas desenvolvidos na área da cultura popular, entre eles o Projeto Piraquara, criado em 1988. Por meio do Grupo Piraquara, são desenvolvidas várias atividades e ações culturais voltadas para a valorização do folclore e da cultura popular regional. 

O Museu do Folclore foi instalado provisoriamente em 1992, na Igreja São Benedito, e só a partir de 1997 passou a contar com um espaço definitivo no Parque da Cidade. A partir de 2000 a FCCR assumiu sua administração mediante parceria com o CECP

Museu do Folclore: Avenida Olivo Gomes 100, Parque da Cidade, Santana. Informações: 3924-7318.

Mais notícias
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Governança